O parque da Zona Leste de São Paulo que é oito vezes maior que o Ibirapuera

O Parque Ecológico do Tietê  se espalha por uma imensa área de 14 milhões de metros quadrados. Foto: Divulgação.

Por Guilherme Strabelli.

Apesar de ser um dos principais pontos turísticos de São Paulo, o Ibirapuera não é o maior parque da cidade. O título pertence ao Parque Ecológico do Tietê (PET), que possui uma área total de 14 milhões de m², o que equivale a aproximadamente oito parques do Ibirapuera, que tem cerca de 1,5 milhões de m².

Foto: Acervo Estadão.
Há 35 anos, surgia na Zona Leste de São Paulo, quase divisa com o município de Guarulhos um novo Parque. Foto: Acervo Estadão.

História

O parque foi criado através do Decreto Estadual 7.868 de 30 de abril de 1976. Foi entregue em 13 de março de 1982 após quatro anos de obras, iniciadas no governo de Paulo Egydio Martins. Durante 25 anos, a área foi um depósito de lixo da prefeitura. Com um milhão e 541 mil metros quadrados, o parque foi dividido em dois: um destinado ao esporte, com um parque aquático, pista de cooper e quadras e outro contemplativo, com um lago de 42 mil metros quadrados e várias ilhas ocupadas por macacos e um trenzinho que leva os visitantes por um passeio.

Número de Visitantes

O Parque abriga mais de 2.000 animais silvestres. Foto: Divulgação.
O Parque abriga mais de 2.000 animais silvestres. Foto: Divulgação.

Entretanto, mesmo com o título de maior parque de São Paulo, o PET não figura entre os parques mais populares da cidade, recebendo apenas 330 mil visitantes por mês, enquanto o Ibirapuera recebe cerca de 1,2 milhões de visitas mensais.

Duas partes

A trilha do Parque usada para corridas e passeios. Foto: Gazeta do Tatuapé.
A trilha do Parque usada para corridas e passeios. Foto: Gazeta do Tatuapé.

De acordo com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), responsável pela administração do local, o Parque Ecológico do Tietê possui duas divisões, chamadas de núcleos: o Engenheiro Goulart e o Vila Jacuí. Enquanto o primeiro possui 14 milhões de m² e já está finalizado, o segundo está em fase de construção. Quando finalizado, a área terá cerca de 107 km², tornando-se o maior parque do mundo e passando a atender as cidades de São Paulo, Guarulhos, Poá, Itaquaquecetuba, Suzano, Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Salesópolis.

Como chegar?

O núcleo principal do parque fica localizado na Rua GuiráAcangatara, 70, no bairro de Engenheiro Goulart, na Zona Leste de São Paulo. O acesso pode ser feito de diversas maneiras. Para quem quiser utilizar o transporte público, a entrada do parque fica próxima da Estação Engenheiro Goulart , que faz parte das Linhas 12-Safira e 13-Jade da CPTM. Também é possível acessar o parque através da Rodovia Ayrton Senna, no sentido São Paulo/Rio (acesso no KM 17).

O que fazer?

Quatis podem ser vistos na trilha do Parque. Foto: Kekanto.
Quatis podem ser vistos na trilha do Parque. Foto: Kekanto.

Aberto todos os dias das 8h às 17h, o parque possui uma série de opções de lazer, como cinco quadras poliesportivas, 17 campos de futebol, quiosques com churrasqueiras e aluguel de pedalinhos.

Por ser uma área de proteção ambiental, o PET também possui o Centro de Recepção de Animais Silvestres, que abriga aproximadamente dois mil animais resgatados, apreendidos ou doados. Há ainda um Centro Cultural, uma biblioteca, o Centro de Educação Ambiental e o Museu do Tietê.

***
Fonte: IG. Edição: São Paulo São.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.