“Nós queremos ter um sistema mais moderno e mais eficiente para os nossos ônibus. Uma inovação que começa a ser testada em alguns ônibus para garantir mais agilidade, especialmente para a população que utiliza o sistema de ônibus apenas eventualmente, que não tem o Bilhete Único”, disse o prefeito Bruno Covas.
O sistema já está pronto para o pagamento pelas bandeiras Mastercard e Visa. A inclusão de cartões com a bandeira Elo está em andamento. Esse novo meio de pagamento é mais uma ação para trazer agilidade e praticidade para turistas e paulistanos em seus deslocamentos.
“O nosso objetivo é facilitar o pagamento para quem usa dinheiro, oferecendo também mais uma opção para os turistas e viajantes que vêm de fora esta simplicidade de usar o próprio cartões com sistema NFC, nacionais e internacionais, além de celulares e relógios habilitados com o sistema de pagamento”, afirmou o secretário de Mobilidade e Transportes, Edson Caram.
Para utilizar essa tecnologia, basta aproximar os cartões de crédito, débito e pré-pago, smartphones ou smartwatches do validador, democratizando a alternativa para os cidadãos da capital e principalmente, contemplando turistas brasileiros e estrangeiros que visitam a cidade, já que os cartões emitidos fora do país também serão aceitos. Nesta etapa do projeto piloto o sistema não permitirá a integração com outros ônibus, Metrô ou CPTM.
A escolha das linhas que participam do projeto piloto foi feita com o objetivo de atender a todas as regiões da cidade, além de terminais, estações de metrô e avenidas com grande fluxo de turistas.
Vale destacar que a implantação do projeto piloto não teve custos para a Prefeitura de São Paulo, uma vez que isso ficará a cargo dos parceiros. O prefeito ressalta a importância para a capital de parcerias com as empresas e se coloca à disposição de outros representantes da iniciativa privada que desejarem contribuir com a cidade.
As linhas atendidas do projeto piloto:
675R/10 Grajaú – Metrô Jabaquara (122.410 passageiros).
715M/10 Jd. Maria Luiza – Lgo. da Pólvora (348.830 passageiros).
807M/10 Term. Campo Limpo – Shop. Morumbi (325.956 passageiros).
908T/10 Pq. D. Pedro ll – Butantã (165.580 passageiros).
917M/10 Morro Grande – Metrô Ana Rosa (169.912 passageiros).
917M/31 Morro Grande – Metrô Ana Rosa (19.461 passageiros) – Linha complementar.
2002/10 Term. Bandeira – Term. Pq. D. Pedro ll (72.920 passageiros).
2590/10 União de Vl. Nova – Pq. D. Pedro ll (192.655 passageiros).
4031/10 Pq. Sta. Madalena – Metrô Tamanduateí (264.433 passageiros).
5129/10 Jd. Miriam – Term. Guarapiranga (378.006 passageiros).
5129/41 Jd. Miriam – Sto. Amaro (133.493 passageiros) – Linha complementar.
6030/10 Unisa-Campus – Term. Sto. Amaro (317.436 passageiros).
9300/10 Term. Casa Verde – Term. Pq. D. Pedro ll (171.025 passageiros).
9500/10 Term. Cachoeirinha – Pça. do Correio (229.038 passageiros).
Total: 2.911.155 passageiros transportados em junho/2019.
Duração do projeto
O projeto piloto durará por três meses ou até que atinja o limite pré-definido de 500 mil transações.
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Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação da Prefeitura de São Paulo.