ONU-Habitat faz chamada pública para projetos que se inspiram em sua ‘Nova Agenda Urbana‘

Nova Agenda Urbana busca provocar uma guinada no atual modelo de urbanização. Com mais de 50% da população mundial vivendo em centros urbanos, o crescimento vertiginoso e descontrolado das cidades não é só perigoso como também insustentável. Neste contexto, a Chamada Pública se propõe a reconhecer práticas institucionais de sucesso que ecoem as orientações definidas no pacto global.

Contando com o apoio do Ministério de Fomento da Espanha, Federação Latino-americana de Cidades, Municipios y Associações (Flacma), a rede Mercociudades, o Foro Iberoamericano y del Caribe sobre Buenas Prácticas.e outras organizações parceiras, este reconhecimento confere às práticas finalistas um certificado em competência, participação social e criatividade urbana. A seleção como um todo, no entanto, possibilita mapear projetos inovadores na região da América Latina e o Caribe e seu progresso positivo na adoção da agenda. Além da visibilidade, compreender a dimensão desse avanço facilita a disseminação de novas técnicas, conhecimento e metodologias em desenvolvimento urbano sustentável.

Reconhecimento internacional

Organizações, entidades, governos e cidadãos, com apoio de organizações,  envolvidos nesta problemática podem inscrever-se até 16 de dezembro de 2016 por meio do questionário. Quatro projetos serão selecionados por um Comitê Técnico e transformados em estudos de caso para ampla difusão através dos canais de comunicação de ONU-Habitat e instituições parceiras. A ideia é promover essas práticas como referências mundiais e demonstrar que a execução da Nova Agenda Urbana é viável e positiva.

Representantes das quatro iniciativas vencedoras participarão de um evento internacional onde terão a oportunidade de difundir a metodologia, benefícios e lições aprendidas. O encontro proporcionará ainda uma oportunidade de intercâmbio de conhecimento e de estudo para municípios, organizações, entidades e cidadãos sobre possibilidades de reprodução dessas intervenções, adaptadas ao seu contexto atual.   

Outros detalhes desta Chamada Pública e a Nova Agenda Urbana se encontram em:

http://es.unhabitat.org/convocatoria-publica-busca-identificar-proyectos-que-se-inspiran-en-la-nueva-agenda-urbana/

***
Por Eduardo Souza no Arch Daily.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.