Paris é tomada por multidão em domingo sem carro

Por um dia, o centro de Paris se tornou um oásis para pedestres. Uma iniciativa da prefeita Anne Hidalgo fechou muitos bairros da capital francesa para carros, das 11h às 18h (hora local), ontem, domingo (27/09).
 
A área central de Paris, do Arco do Triunfo até a Bastilha, ficou proibida para carros. Foto: AP.
 

As áreas sem tráfego também incluíram muitos pontos turísticos, como a Avenida Champs-Élysées, a Praça da República e da Bastilha e a área ao redor da Torre Eiffel e do Bosque de Boulogne, entre outros. Ônibus, ambulâncias, viaturas da polícia, carros de bombeiro, táxis e alguns veículos de entregas, no entanto, ainda foram permitidos.

Locais sempre bastante movimentados, como a praça da Bastilha, viraram paraíso para ciclistas. Foto: AFP.

A proibição afetou principalmente a parte central da cidade. O tráfego circulou em muitos outros bairros afastados. A polícia montou postos de controle para garantir a observância da proibição dentro da área estipulada.

Hidalgo afirmou querer provar que a cidade poderia continuar funcionando mesmo sem o tráfego de automóveis. O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e seus colegas de pasta de Bruxelas e Bristol estiveram presentes à abertura da iniciativa.

 
Metrópole congestionada

A capital francesa é regularmente afetada pela poluição e smog. No passado, o tráfego de automóveis já foi reduzido por proibições parciais. Após uma nuvem de fumaça pairar sobre a cidade durante uma semana, a cidade implementou rodízios em março passado.

O evento em prol da mobilidade sustentável acontece apenas dois meses antes de Paris sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que tentará alcançar um acordo vinculativo histórico para que todos os países do mundo tomem medidas para combater as causas e efeitos da mudança climática global.

 
Superlua em Paris (Foto: Charles Platiau/Reuters)
Com céu limpo, parisienses encerraram o dia sem carro sob a luz da superlua. Foto: Reuters.
 
 
Fonte: Deutsche Welle.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.