Paris lança o primeiro sistema de bicicletas públicas para crianças do mundo

 

Há um tempo atrás, Chris Bruntlett, designer e entusiasta da bicicleta como meio transporte, desenvolveu uma lista de 12 ideias fáceis de implementar que ajudariam a tornar as cidades, lugares mais amigáveis ​​para as crianças.

Entre essas idéias ele imaginou, por exemplo, que as crianças deveriam ter espaços mais seguros para andar de bicicleta e assim poderiam se relacionar com ela desde os primeiros anos de vida.

Levando em conta esta proposta como referência, pode-se dizer que o sistema que acaba de ser lançado em Paris avança com a ideia. Isso acontece porque o sistema de bicicletas públicas na cidade, o Velib, reconhecido como um dos melhores e o terceiro maior do mundo, acaba de lançar o P’tit Velib, um sistema de bicicletas públicas para as crianças considerado o primeiro de seu tipo.

Há sete anos, Paris lançou o Velib, o seu primeiro sistema de bicicletas públicas. Desde então, ele tem sido muito bem avaliado. A cidade tem uma bicicleta para cada 97 habitantes e são feitas 38,4 viagens diárias de bicicleta por 1.000 habitantes, o que fez com que o sistema fosse escolhido um dos sete melhores do mundo do gênero.

Em função disso, as autoridades francesas passaram a incentivar ainda mais o uso de bicicletas como meio de transporte. Tanto que, no início deste ano, a Prefeitura anunciou, um plano voltado para os adultos, que vai passar a pagar aos cidadãos que usam a bicicleta para ir trabalhar.

E por isso, a fim de incluir as crianças, foi lançado o sistema P’tit Velib na tentativa de fazer com que elas adotem a bicicleta desde os primeiros anos de vida e, assim, passem a incluí-la na sua rotina como um hábito que as motiva a “ser verde” de várias maneiras. Esta iniciativa é a primeira de seu tipo no mundo segundo a Prefeitura de Paris.

 

Estações do P’tit Velib. Fonte: P’tit Velib.

 

As 300 bicicletas para crianças estão disponíveis nos postos que eram anteriormente apenas Velib. Estão a disposição perto dos Bosques de Bolonha e Vincennes, que tem florestas e trilhas e, nas ‘zonas 30’ com este limite de velocidade – lugares mais calmos para que elas possam começar a se familiarizar com o meio. Atualmente, já existem cinco lugares na cidade, mas serão incluídos mais pontos e bicicletas durante este verão, depois da avaliação dos primeiros meses de operação.

Os modelos das bicicletas são para crianças entre 2 e 8 anos e, no momento da locação, elas são entregues, obrigatoriamente, com um capacete, o que não acontece com os adultos. Outra diferença é que as bicicletas devem ser solicitadas e devolvidas na mesma estação.

Modelos de bicicletas do P’tit Velib. Fonte: P’tit Velib.

 

O custo para alugar uma bicicleta para crianças é de US$ 20 por dia e para adultos, custa 39 dólares por ano. No entanto, existem opções mais baratas para o uso por um dia ou por meio dia. Apesar do aluguel para as crianças ser bem maior do que para os adultos, o exemplo que Paris está dando é bastante inspirador para aquelas cidades que já têm seus próprios sistemas de bicicletas em desenvolvimento.

Constanza Martínez Gaete no Plataforma Urbana.

 

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