Paris vai construir 45 km de via expressa para bicicletas

A ciclovia expressa, batizada de Reseau Express Velo (ou REVe, que também significa “sonho”, em francês), foi construída a partir de uma demanda da própria população que, no ano passado, votou em unanimidade pelo investimento público de € 150 milhões (quantia equivalente a mais de R$ 450 milhões) para a realização da obra. Com a via exclusiva, os ciclistas ganham segurança, regras próprias de circulação e mais liberdade de velocidade.

 

 

O uso de bicicletas tem aumentado nos últimos anos em Paris. Em 2014, os ciclistas já representavam 5% do tráfego diário na cidade, realizando cerca de 225 mil viagens. Apesar de alto, o índice ainda é menor que o de outras capitais da Europa, como Copenhague, onde mais de 50% do tráfego diário é de bicicletas. Com a criação da REVe, os parisienses esperam triplicar o número de trajetos domicílio-trabalho pedalados, elevando de 5% para 15% a participação de bicicletas no transporte da capital nos próximos cinco anos.

A via expressa parisiense faz parte de um projeto maior que pretende transformar a cidade em referência mundial de ciclismo urbano. Hoje, Paris já conta com 700 quilômetros de ciclovias. A meta é elevar esse número para 1,5 mil, quase o quádruplo dos 400 km atualmente disponíveis para pedalar na cidade de São Paulo.

***
Com informações ocah e Wired (em inglês).

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.