Parisienses aprovam o plano de triplicar a taxa de estacionamento para SUVs

Por FRANCE 24

A favor ou contra o aumento das taxas de estacionamento para carros altos e pesados, conhecidos como SUVs? Os parisienses aprovaram, no último domingo, 4 de fevereiro, um projeto para triplicar os preços do estacionamento para estes veículos.

A prefeitura tem como alvo veículos híbridos térmicos e plug-in com peso superior a 1,6 toneladas e veículos elétricos com peso superior a 2 toneladas. Foto: Mário Fourmy / Sipa.

Pouco mais de 78 mil dos 1,3 milhões de eleitores, ou 5,68%, participaram nesta votação que cria uma taxa específica para o estacionamento de “automóveis individuais pesados, volumosos e poluentes”. Especificamente visados ​​são os SUVs (Sport Utility Vehicles), com características que combinam “as de um automóvel de passageiros com as de um veículo utilitário”, e os 4×4.

Segundo a proposta da prefeita Anne Hidalgo , o utilizador de um veículo térmico ou híbrido plug-in com peso superior a 1,6 toneladas, ou duas toneladas para um veículo elétrico, terá em breve de pagar 18 euros por hora para estacionar nos bairros centrais da capital, 12 euros para os bairros periféricos. Os residentes que estacionam no seu bairro e os profissionais, incluindo táxis, não serão afetados.

Uma votação sem entusiasmo

A deliberação será oficializada em maio para aplicação no próximo dia 1º de setembro, indicou Anne Hidalgo quando os resultados foram anunciados na Prefeitura. A prefeita saudou uma “escolha clara dos parisienses” a favor de uma medida “boa para a nossa saúde e boa para o planeta”.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, chega a um local de votação na capital, onde os moradores votaram sobre as taxas de estacionamento para SUVs. Foto: Thomas Samson /AFP.

Em abril de 2023, cerca de 103 mil pessoas, ou 7,46% dos inscritos, votaram a favor da eliminação dos patinetes elétricos de aluguel na capital, pela primeira votação desse tipo.

Desta vez, é “um pouco menos” de participação “do que nos patinetes”, mas é um “resultado muito bom”, comentou Anne Hidalgo, antecipando outras votações para “resolver questões que fazem parte do nosso quotidiano”.

Moradores de Paris dirigem seus veículos utilitários esportivos (SUV) no Boulevard Periphérique (anel viário de Paris). Foto: Nancy Wangue Moussissa. 

Questionado sobre a importância das votações “contra” a medida, o seu secretário para a Mobilidade, David Belliard, considerou que a diferença foi “significativa”, enquanto a votação dizia respeito a uma “questão complicada, a priori pouco popular”.

Resultados nada surpreendentes

Na capital, que já tornou pedonais os cais do Rio Sena e tornou mais verdes 200 ruas através da eliminação do trânsito, Anne Hidalgo justificou a votação pelo combate à poluição, pela melhor divisão do espaço público e pela “segurança viária”, para a Prefeitura, “duas vezes mais fatal para os pedestres do que para um motorista de carro”.

Os resultados por distrito seguem, na verdade, o mapa político: a oposição à taxa especial prevalece nos liderados pela direita, enquanto o “a favor” é maioritário nos liderados pela esquerda ou Horizontes.

A capital francesa pretende atingir também os condutores ricos de fora da cidade que entram na cidade, a fim de combater o colapso climático e a poluição atmosférica. Foto: Sarah Meyssonnier / Reuters.

Assim, no 10.º arrondissement (bairro), liderado pelo PS, quase 77% dos eleitores validaram a proposta. “Por razões ecológicas”, resumiu Caroline, uma professora de 51 anos, à AFP. “Polui e dificulta o tráfego de bicicletas”, acrescentou Jérôme, 59 anos, com capacete de bicicleta na mão.

Na região do chique 8º arrondissement, onde os SUVs estão bem representados entre os carros estacionados nas proximidades, a maioria foi “contra”. Dona de um SUV porque senão, “com dois filhos, sair de férias é complicado”, Stéphanie, 40 anos, é uma delas. “Se você quer uma cidade sem carros e sem ruas, tem que ir para o campo!”, diz o marido.

“Estar num Crit’air 1 (veículo pouco poluente) ou num híbrido e ter que pagar preços superiores a 135 euros por meio dia, é uma loucura total!”, protestou Charles Frassaint, 34 anos, consultor financeiro que votou no 15º arrondissement.

Uma taxação excessiva que atingiria “quase 10% da frota”

Imagem: Prefeitura de Paris.

A ONG WWF descreve os SUV como uma “aberração” diante do aquecimento global: são “200 quilos mais pesados, 25 cm mais compridos, 10 cm mais largos” que um carro normal. E necessitam de mais materiais para sua fabricação, consomem 15% mais combustível e emitem 20% mais CO2 que um sedã.

“Faz parte de uma forma de ecologia punitiva”, mesmo que tenhamos de “avançar para veículos mais leves”, declarou Christophe Béchu, o Ministro francês da Transição Ecológica. Segundo a Prefeitura, a sobretaxa afetaria “cerca de 10% da frota” e poderá gerar cerca de € 35 milhões de receitas adicionais.

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Com informaçoes France 24 e AFP.

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