Pedale na Ciclovia Musical

Este projeto é uma iniciativa incrível criada em 2013 pela oboísta Giane Martins para juntar o astral, a liberdade e a sustentabilidade da bicicleta com a arte, no caso a música.

O objetivo é pedalar pela cidade (nesta edição o evento irá acontecer no Bom Retiro, na região central) apreciando a paisagem, sentindo o vento no rosto, e nas paradas participar de uma programação exuberante e eclética que transita pelo erudito, jazz, MPB, chorinho, música judaica e boliviana em lugares incríveis, como a Sala São Paulo, a Pinacoteca e o Museu da Língua Portuguesa.

“Na nossa última Ciclovia Musical, em novembro de 2019, na região da Faria Lima, não tínhamos ideia dos tempos que estavam por vir: pandemia, quarentena, isolamento social, familiares, amigos e muitos de nós contraindo a covid-19, alguns se recuperando e outros infelizmente não resistindo. E é no espírito de celebração à vida, à amizade, à música que nos confortou e à bike que passou a ser a forma de deslocamento recomendada pela Organização Mundial de Saúde, que preparamos esse evento com música da mais alta qualidade”, afirma Giane Martins, idealizadora e diretora do projeto.

Este projeto é uma iniciativa criada em 2013 pela oboísta Giane Martins. Foto: Leandro Godoi.

Entre os 18 grupos profissionais, com direção artística de Éser Menezes, estão o Coro Acadêmico da OSESP, com direção do maestro Marcos Thadeu; o Quinteto de Sopros Camargo Guarnieri; Groove Guys, Jazz Brothers e BrassUka Quinteto.

Bike Anjo ajudará nos trajetos 

O evento será no dia 28 de novembro, domingo, das 9h às 14h. Para participar de um dos quatro roteiros guiados e gratuitos é preciso se inscrever no site www.cicloviamusical.com.br, que acaba de abrir as inscrições, com 50 vagas. Cada roteiro terá um monitor artístico que falará do repertório e um Bike Anjo que vai acompanhar o trajeto dentro e fora das ciclovias.

Foto: Divulgação. Seis concertos off-track, que não fazem parte dos roteiros de bike e não precisam de inscrição prévia, acontecem para quem quiser chegar a pé, de transporte público ou de carro.

O uso de capacete e máscara é obrigatório, bem como a apresentação do comprovante de vacinação contra a Covid-19; os participantes inscritos receberão camiseta oficial da Ciclovia Musical nos pontos de encontro, onde devem chegar com 30 minutos de antecedência.

Novidades em acessibilidade e roteiro para crianças

Haverá um roteiro com intérpretes em libras para ciclistas surdos e a disponibilidade de bicicletas duplas para participantes cegos pedalarem. No roteiro Ciclokids Musical, no qual as crianças poderão pedalar, acompanhadas por responsáveis, o destaque musical é a fábula sinfônica de Prokofiev, o clássico “Pedro e o Lobo”, que será apresentada na Sala São Paulo, um dos melhores espaços para concertos do mundo.

***
Conteúdo assinado pelo Pro Coletivo, parceiro de conteúdo, especializado em assuntos da multimodalidade.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.