Pesquisa sobre mobilidade urbana; resultados no ‘Dia Mundial Sem Carro’

Quanto tempo os paulistanos gastam por dia, em média, no trânsito? Qual o nível de satisfação dos usuários do transporte público? Essas e outras questões integram a Pesquisa sobre Mobilidade Urbana que a Rede Nossa São Paulo e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) lançarão no Dia Mundial Sem Carro (22 de setembro). 

Os resultados do levantamento de percepção dos moradores da capital paulista, realizado pelo Ibope Inteligência, serão apresentados em evento aberto ao público no Sesc Consolação.

A pesquisa, já em sua nona edição, apresentará novidades este ano, pois o tema –  mobilidade urbana –  está no centro das atenções, principalmente em razão das ações que a Prefeitura vem realizando na área e a repercussão destas iniciativas na mídia.

Como em edições anteriores, o levantamento apontará também a frequência com que os paulistanos utilizam o transporte público e o carro particular, bem como a avaliação da população em relação ao trânsito e à poluição.

Convidados para o debate

O prefeito Fernando Haddad e os secretários municipais de Saúde, Alexandre Padilha, e de Transportes, Jilmar Tatto, foram convidados para participar da mesa de debate, onde poderão comentar os principais resultados da pesquisa. Também são esperadas as presenças do gerente do setor de avaliação de Emissões Veiculares da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Marcelo Pereira Bales, da diretora-presidente do Instituto Saúde e Sustentabilidade, Evangelina Vormittag, e do especialista em trânsito, Jakow Grajew.

Sobre o Dia Mundial Sem Carro

Nos últimos nove anos, o lançamento da Pesquisa de Mobilidade tem sido uma das ações que visam marcar o Dia Mundial Sem Carro e a Semana da Mobilidade em São Paulo.

Comemorada em 22 de setembro, a data é destaque em diversas cidades do mundo, onde são realizadas atividades em defesa do meio ambiente e da qualidade de vida. Na Europa, a semana toda é recheada de atividades, no que chamam de Semana Europeia da Mobilidade.

O Dia Mundial Sem Carro foi criado na França, em 1997, sendo adotado por vários países europeus já no ano 2000. O objetivo principal da data é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. 

No Brasil, tem desempenhado um papel fundamental para ampliar a consciência de cidadãos e integrantes do poder público sobre a inviabilidade do atual modelo de mobilidade urbana na maioria das grandes cidades, que é centrado no uso do automóvel particular.

Embora não consiga ainda fazer com que grande parte dos usuários de automóveis particulares deixe o carro na garagem – até por falta de uma alternativa de transporte público de qualidade –, o Dia Mundial Sem Carro contribui para que a sociedade apoie, cada vez mais, a priorização dos transportes coletivos por parte dos governantes.

Clique aqui e inscreva-se!

Serviço
Evento: Lançamento da Pesquisa sobre Mobilidade Urbana/Semana da Mobilidade 2015
Data: Dia 22 de setembro, terça-feira
Horário: às 9h30 
Local: Teatro Anchieta do SESC Consolação
Endereço: Rua Dr. Vila Nova, 245.

Fonte: Rede Nossa São Paulo.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.