Planetário do Parque Ibirapuera estreia nova programação

Se você também é fascinado pelo assunto, não pode perder a nova programação do Planetário Prof. Aristóteles Orsini, no Parque Ibirapuera, com lançamento previsto para a próxima sexta (23), às 19h30. Além da nova sessão, o Planetário convidou dois astrônomos brasileiros, pesquisadores do Trinity College, da Irlanda, que falarão sobre as mais recentes pesquisas no mundo da astronomia.

A professora de astrofísica Aline Vidotto inicia a noite, às 19h30, com a palestra A dança invisível: a busca por planetas fora do sistema solar, na qual fala de sua pesquisa sobre a interação dos exoplanetas (que orbitam uma estrela de outro sistema solar) com os ventos estelares de suas estrelas-mães. Os modelos desenvolvidos pela pesquisadora em suas simulações 3D são muito realistas, dando colorido especial à apresentação.

José Henrique Groh é o segundo palestrante, às 20h, e fala sobre a trajetória das estrelas – do nascimento até se tornarem supernovas. Membro eleito da Comissão de Estrelas Massivas da União Astronômica Internacional (IAU) e pesquisador da vida das estrelas, ele compartilha com o público os principais avanços na pesquisa científica dessa área, com a palestra Velozes e Furiosas: de Estrelas a Supernovas.

Às 20h30, tem início a sessão Planetas do Universo, já em terceira edição. O conteúdo aborda as mais importantes descobertas na busca por planetas fora do Sistema Solar. O objetivo é sensibilizar o público sobre o quanto a Terra é única, apesar de sua ínfima proporção em relação ao universo. Por mais que a ciência avance e descubra novos horizontes, distantes ou não tão distantes, a Terra talvez seja o nosso único habitat possível.

Após as palestras e a exibição da sessão, os pesquisadores convidados ficarão à disposição do público para um bate-papo, quando tirarão as dúvidas sobre esses temas e a profissão de astrônomo. Para participar, não há necessidade de inscrição prévia. O interessado deve chegar com uma hora de antecedência para retirar seu convite.

Serviço

Planetário Prof. Aristóteles Orsini.
Dia: 23 de junho (sexta-feira).
Horário: das 19h30 às 22h.
Local: Parque Ibirapuera. Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – Portão 10.

***
Fonte: Prefeitura de São Paulo / Secom.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.