Plano Diretor de São Paulo se torna referência internacional em participação popular

A construção do novo PDE contou no total com 114 audiências públicas, mais de 25 mil participantes e 10 mil contribuições. O texto passou, em 2013, por quatro etapas de revisão com audiências temáticas nas subprefeituras e oficinas públicas, além de um mapa colaborativo. Com a incorporação das sugestões pertinentes, a minuta do projeto de lei foi criada e mais audiências devolutivasforam realizadas. A minuta ficou também disponível para consulta pública pela internet por um mês, antes de a versão ser entregue aos vereadores.

O Manual Shanghai 2016 foi lançado na última terça-feira (18), durante a Habitat III – Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, realizada entre os dias 16 e 20 de outubro em Quito, no Equador. O manual é resultado de uma parceria entre a Organização das Nações Unidas (ONU), o Bureau International des Expositions, o governo chinês e o governo municipal de Xangai.

O objetivo é disseminar bons exemplos de desenvolvimento urbano sustentável e dar suporte para que prefeitos e gestores urbanos possam aplicar soluções práticas em suas comunidades. No documento, o PDE de São Paulo é apontado como destaque no quesito “Integração Social e Cidades Inclusivas”.

O lançamento do manual ocorreu durante o Fórum Temático “World Cities Day”, que teve como um de seus palestrantes o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, Fernando de Mello Franco. O fórum integrou o calendário da Habitat III, que contou com a presença de delegações de 193 países.

Esta não é a primeira vez que o PDE da capital paulista é reconhecido internacionalmente. Em julho de 2014, durante a cerimônia de sanção, o texto foi elogiado pela ONU-Habitat, Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos.

***
Fonte Secretaria Executiva de Comunicação / Portal da Prefeitura.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.