Prefeitura de São Paulo reduz velocidade em 24 vias da capital

A Secretaria informou ainda que a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) sinalizou os locais para alertar motoristas a respeito das alterações. Para quem ultrapassar os limites de velocidade, o Código de Trânsito Brasileiro estabelece que os valores das multas variam entre R$ 130,16 a R$ 880,41, dependendo do percentual do excedente em relação à velocidade regulamentada. No primeiro trimestre de 2019 foram registrados 198 acidentes com óbitos, de acordo com dados do Infosiga – sistema de informações de acidentes de trânsito do estado de São Paulo. Essas vias somaram, entre 2018 e 2019, 475 acidentes de trânsito, com 24 mortes. A Organização das Nações Unidas defende limites baixos de velocidade em vias com muitos pedestres e é o caso das 24 ruas paulistanas afetadas pela mudança. 

Imagem: SMMT / Reprodução.

Estudos comprovam importância da medida

Reduzir limites em áreas urbanas é fundamental para proteger a vida de ciclistas e pedestres que chegarem a ser atropelados – e mesmo para evitar esses atropelamentos, com o aumento do tempo de reação. A redução de apenas 10 km/h pode parecer pequena, mas em caso de atropelamento essa mudança pode salvar a vida da vítima. 

A campanha Vision Zero da Prefeitura de New York é sobre mais do que olhar para os dois lados. Foto: Wallyg / Flickr.

Não à toa a ONU (Organização das Nações Unidas), através da OMS (Organização Mundial da Saúde), recomenda que o limite de velocidade em vias urbanas não ultrapasse os 50 km/h. Segundo o relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), escritório para as Américas da OMS, “um pedestre tem menos de 20% de probabilidade de morrer se atropelado por um automóvel que circula a menos de 50 quilômetros por hora, mas quase 60% de chance de morrer se atingido por um veículo a 80 quilômetros por hora”.

***
Da Redação.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.