Prefeitura quer substituir ciclovias por ciclorrotas em ruas alternativas

A Secretaria de Mobilidade e Transporte disse que a mudança na Consolação é necessária por se tratar de uma via onde os ciclistas trafegam em alta velocidade. A pasta também destacou que motoristas entram com frequência nas ruas perpendiculares à Consolação e põem os ciclistas em risco. A alteração na via é parte de uma série de medidas que a Prefeitura pretende fazer na malha cicloviária da capital paulista.

“As ciclorrotas serão publicadas pela CET [Companhia de Engenharia de Tráfico] sempre em substituição àquelas ciclovias onde há risco para o ciclista e onde há problemas para o comércio e para a mobilidade de outras formas”, disse o prefeito.

Proposta da Prefeitura

Segundo a Secretaria de Mobilidade e Transporte, a proposta em estudo pela Prefeitura visa melhorar e ampliar algumas ciclovias e, em alguns casos, transformá-las em ciclorrotas com sinalização específica e “tratamento para acalmamento do tráfego em pista de rolamento”. Ciclovias de avenidas como a Paulista, a Berrini e a Braz Leme.

A primeira região a receber alterações será a Vila Prudente, na Zona Leste de São Paulo, onde, segundo a pasta, haverá debate com ciclistas e comunidade para “buscar as melhores alternativas”. Por meio de nota, o secretário de Mobilidade e Transporte, Sérgio Avelleda, disse que quer que o ciclista trafegue com segurança pelos 17 mil quilômetros de ruas da cidade, em vez de transitar “apenas nos 498,3 quilômetros de vias destinadas aos ciclistas”.

“Todos os ciclistas da cidade de São Paulo, hoje, trafegam em ruas calmas em que não há ciclovia. E trafegamos ali com razoável segurança. É preciso aumentar esse nível de segurança quando nós indicarmos ali como uma ciclorrota”, afirma.

Em nota, a secretaria informou também que “rechaça o conceito de que bicicleta só pode circular em via exclusiva”. “Essa visão contribui para aumentar o preconceito em relação à bicicleta e o equivocado conceito de que o trânsito se faz com segregação”.

***
Fonte: G1 em São Paulo.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.