Projeto flagrou amores anônimos nas ruas, saiu da internet e virou livro

Quem nunca olhou curioso aquele casal que namora na estação da Sé do metrô, últimos beijos antes de partir em direção oposta? E aquele casal velhinho do quilo, que ainda troca gentilezas diante das saladas? Uma curiosidade do tipo levou a jornalista Daniela Arrais a lançar, em 2013, uma mensagem ao mar, a hashtag #amoresanônimos no Instagram, e começou a receber milhares de fotos de casais de todas as idades, gêneros e raças.

“Dani é uma dessas borboletas que se dedicou a encontrar outras borboletas. Para isso inventou essa hashtag: para reunir borboletas. E provocar uma revoada de borboletas”, diz Duvivier no prefácio. “Alguém sabe qual é o coletivo de borboletas?”. O livro, ou o “coletivo de borboletas”, reúne 28 das 9.000 fotos recebidas.

Foto: @camilacornelsen no Instagram.

 Ao longo das 80 páginas, há amores anônimos de todas as formas. De gestos carinhosos a pegadas fortes, de intimidade ao silêncio de quem senta-se ao lado do outro e não precisa dizer nada para ser compreendido. Poesia em forma de imagens, sem uma palavra para atrapalhar. E para quem ficou curioso, o coletivo de borboletas é panapaná. “Descobri o que você tem nas mãos: um panapaná”, finaliza Duvivier, nas primeiras páginas.

Foto: @gnunes / Instagram.

 

Foto @pedrinhofonseca / Instagram.

 

Foto: @pedrinhofonseca / Instagram.

***
Por Marina Rossi no El País.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.