QZela: a voz e a vez do cidadão

No campo da cidadania, o engajamento das pessoas também está crescendo, especialmente por causa da tecnologia. Com recursos de inteligência artificial, as informações movimentadas no ambiente digital formam grandes bancos de dados (big data) que ajudam e orientam a tomada de decisões de gestores públicos e privados. Esse é o conceito do QZela, um aplicativo de “zeladoria urbana participativa” que permite aos cidadãos compartilhar problemas da cidade com os gestores públicos. Ao baixar o app gratuito, lançado em 2019, o usuário pode reportar até 400 ocorrências ligadas à gestão dos espaços públicos em 40 segmentos.

No campo da cidadania, o engajamento das pessoas também está crescendo, especialmente por causa da tecnologia. Foto: Corrida Amiga.

É possível destacar problemas em ruas, calçadas e ciclovias, como má sinalização ou situações de degradação, e também questões ligadas à rede de saneamento, de iluminação e de fiação, além de transtornos como acúmulo de lixo ou risco de queda de árvores. Depois de um rápido cadastro, o cidadão fotografa com seu celular as irregularidades. Para garantir a credibilidade das informações dessa plataforma colaborativa, o sistema de QZela faz com que o cidadão acumule pontos tanto pela frequência quanto pela consistência.

“Mais do que nunca, as cidades terão de estar prontas para receber as pessoas que vão lentamente retomando as atividades, com novos cuidados e novas demandas – entre elas, a segurança física e condições apropriadas para preservar a saúde”, observa o engenheiro Roberto Badra Sallum, CEO da empresa desenvolvedora do aplicativo. “É uma política pública de bolso. E os usuários podem inclusive usar o aplicativo de maneira conjunta, quando uma comunidade ou um grupo precisa que seus problemas sejam enxergados pelo poder público”.

Esse engajamento da população pode apontar caminhos para as políticas públicas e condutas empresariais, tornando as cidades cada vez mais inclusivas, acolhedoras e saudáveis.

Leia também: 

***

Artigo assinado pelo Pro Coletivo, blog parceiro de conteúdo, especializado em assuntos da multimodalidade.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.