Reino Unido vai usar inteligência artificial para punir motoristas que jogarem lixo no chão

O sistema está sendo implantado desde março no Condado de Kent e o Conselho Municipal de Maidstone – a cidade, que é a sexta maior do Reino Unido -, se tornará a primeira autoridade local a testar o esquema em um piloto inicial de um ano. As discussões sobre sua implementação com o Conselho das cidades de Sheffield e de Wigan também estão em um “estágio avançado”, disse o presidente-executivo da “LitterCam”, Andrew Kemp. Ele começou a trabalhar na tecnologia em 2016 e disse que a inspiração veio de seu falecido pai, Peter, com quem ele passava horas quando era criança catando lixo nos lagos de pesca na vila de West Yorkshire, onde ele cresceu.

Como funciona

A tecnologia foi batizada como “LitterCam”, que significa câmeras de lixo, e é um trocadilho com lata de lixo, onde a palavra lata é substituída por câmera. As câmeras são de alta resolução e permitem que até mesmo objetos pequenos, como pontas de cigarro possam ser detectados.Quando o sistema percebe que algo foi jogado ao chão da janela de um carro, rapidamente ele é contornado o um círculo vermelho. Logo em seguida, é capturada uma foto da placa do veículo. Depois disso, as filmagens são certificadas por uma equipe de agentes de trânsito, caso o a infração seja comprovada, o motorista é multado e recebe a notificação pelo correio.O sistema está sendo implantado desde março em Maidstone, a sexta maior do Reino Unido. Foto: Getty Images.As multas têm um valor bem salgado, partindo de 90 libras (R$ 710,47) e pode chegar até 150 libras (R$ 1.160,00 aproximadamente) em caso de atraso no pagamento. Neste primeiro momento, as “LitterCams” captam apenas motoristas que atiram lixo no chão, não sendo possível notificar pedestres por meio de reconhecimento facial. 

Já no primeiro mês, a quantidade de lixo recolhido em Maidstone subiu cerca de 250%, de acordo com funcionários responsáveis pela coleta de dejetos da cidade. Isso fez com que outros municípios ingleses cogitassem adotar a ideia, como é o caso de Sheffield, no Sul da Inglaterra. Em um primeiro momento, a tecnologia seria instalada apenas em alguns estacionamentos e avenidas da cidade como uma espécie de piloto.A ong 'My London' criou nova campanha para acabar com o lixo em Londres. Imagem: Reprodução.

***
Com informações do Kent Live e do Yorkshire Live 

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.