Saiba como Paris, ‘cidade verde‘, pratica seu turismo sustentável

Os modos de transporte sem impacto são especialmente privilegiados: a estruturação dos corredores de ônibus, a extensão do tramway (bonde) parisiense, o desenvolvimento das redes Vélib’ e Autolib’, 16 linhas de metrô de alto desempenho embora centenário, etc. A transformação das vias nas margens do rio ou ainda a da praça da República contribuem igualmente para uma nova visão, mais verde e dinâmica, de uma Paris que segue os novos ritmos de vida dos parisienses e dos visitantes. 

A proteção do meio ambiente prossegue sua conquista do setor da hotelaria, com selos ecológicos, como La Clef verte (A Chave Verde), Ecolabel ou Green Globe, atribuídos a hotéis parisienses cada vez mais ativos. Em 2015, as questões sustentáveis e ambientais estiveram ainda mais em foco em Paris com a realização da conferência Paris Climat 2015 – COP 21. 

Na época em que viver, consumir, viajar tomam um sentido ecológico, ético, social e solidário, Paris tem uma bela participação no turismo responsável. A cidade está envolvida em uma postura ecológica em diversas áreas; suas iniciativas contribuem para enriquecer a oferta sustentável do principal destino turístico mundial. Engajada em favor do turismo sustentável, a Oficina do Turismo e dos Congressos de Paris propõem aos visitantes a descoberta de um destino solidário e que respeita o meio-ambiente e as pessoas.
 
 
Transportes ecológicos e sustentáveis
 
Moradora e bicicleta do sistema Velib perto da Igreja de Botre Dame. Foto: Amelie Dupont.
Com suas seis estações e sua posição geográfica no coração da Europa, Paris é facilmente acessível por trem, um dos meios de transporte menos poluentes. Na cidade, toda uma gama de meios de transporte não poluentes lhe é oferecida. O metrô, com 14 linhas e 380 paradas, permite percorrer Paris e seus arredores próximos. Os 371 km de pistes transitáveis por bicicleta convidam os visitantes a utilizar uma Vélib’ ou uma bicicleta de aluguel para descobrir a capital, praticando ao mesmo tempo uma atividade ao ar livre. Algumas empresas de táxis usam biocombustível ou propõem veículos híbridos. Inovação mais recente: Autolib’, uma rede de carros elétricos, em serviço livre, que permite percorrer as ruas da capital e arredores com consciência ecológica limpa.
 
Compras éticas e alimentação orgânica
Peças étnicas africanas. Foto: Stephanie Rivoal.
Em todos os bairros de Paris, o cidadão ecologicamente consciente encontra numerosos endereços para consumir de modo diferente. Inúmeras lojas éticas propõem aos que gostam das compras responsáveis produtos com certificação orgânica, artesanais, locais, provenientes do comércio justo, etc. (ver seleção de lojas parisienses “Ética Étnica” em PARISINFO.com). No que se refere à alimentação orgânica, Paris conta com diversos mercados e também com muitos restaurantes e lojas especializadas. A tendência chega também aos serviços de belezas, com spas que oferecem cuidados à base de produtos provenientes da agricultura biológica ou do comércio justo.

Hotéis verdes e hospedagem em residências

 
O Hotel Gavarni localizado na Ile-de-France, centro de Paris tem Ecolabel. Foto: Divulgação.

Na capital e redondezas, cerca de 40 alojamentos com selo ecológico ou certificados acolhem os que desejam uma estada “verde”, cada vez mais numerosos. Os selos “Ecolabel”, “La Clef Verte” e “Green Globe” recompensam os hotéis mais dinâmicos e exemplares em gestão ambiental e sensibilização de clientes. Paris conta também com quartos de hóspedes para uma estada junto aos parisienses, que partilham com os visitantes seus locais preferidos e seus conselhos para a descoberta da cidade. Esse alojamento de qualidade junto aos habitantes locais é garantido por dois selos: “Hôtes Qualité Paris” e “Authentic B&B”.

Encontros com os parisienses

Uma maneira de desfrutar Paris com os parisienses é aproveitar a ‘praia‘ na beira do Rio Sena. Foto: Marc-Bertrand.

> Detalhes e endereços em PARISINFO.com (em inglês)

Que melhor modo de descobrir Paris se não em companhia de quem mais a conhece… os parisienses! Além dos caminhos habituais, o turismo de proximidade oferece a possibilidade de explorar novos bairros, de fazer a ligação entre o muito conhecido e o mais oculto, entre a grande história e as histórias comuns, entre a vida cotidiana dos parisienses e a vida turística dos visitantes. Você encontrará em https://www.parisinfo.com// ideias de visitas alternativas e originais propostas pelas associações e guias turísticos: descobrir ateliês de artistas, participar de uma caça ao tesouro, degustar um jantar especial com hóspedes parisienses, etc.

Para saber mais, consulte a seção “Descobrir > A Paris dos parisienses” (em inglês)

***
Fonte: Paris – Convention and Visitors Bureau.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.