Saiba porque São Paulo é a capital brasileira dos museus

E isso é o que não falta em São Paulo. Com 111 museus que abrigam todo tipo de tema, obra, estilo e arquitetura, a cidade que ostenta o título de maior número de museus do Brasil e também a quinta do mundo no ranking, ficando atrás apenas de Londres (173), Berlim (158), Paris (137) e Nova York (121).

Entre essas mais de 100 instituições, a maioria pode ser visitada de graça em dias específicos. Não se trata de uma lei municipal que os obriga, mas uma tendência mundial que foi levando certos espaços a escolher um dia da semana para promover a acessibilidade à cultura.

Por outro lado, é importante para quem vem conhecer a cidade e procura alimentar-se de cultura, construir um roteiro para conhecer ao menos as principais atrações do tipo espalhadas pelos quatro cantos da capital.

Confira a seguir alguns dos melhores museus da cidade com entrada gratuita, um para cada dia da semana!

Segunda-feira – MAC – USP / Museu de Arte Contemporânea

MAC-USP. Foto: Monique Renne.

Com obras de Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Joan Miró, Pablo Picasso e muitos outros, o museu conta com mais de 10 mil peças em um espaço inteiramente pensado pelo Arquiteto Oscar Niemeyer em 1950.

Site: http://www.mac.usp.br/mac/

Terça-feira – MASP / Museu de Arte de São Paulo

MASP e seus famosos cavaletes. Foto: Divulgação.

Na Avenida Paulista, cartão postal da cidade, está o museu mais famoso de São Paulo. Com mais de 8 mil peças, é o maior acervo da América Latina e apresenta obras de Rembrandt, Van Gogh, Monet e muito mais.

Site: https://masp.org.br/

Quarta-feira – Japan House

Exposição 'Bambu - Histórias de um Japão' na Japan House. Foto: Gabo Morales / Folhapress.

Somente Londres e Los Angeles, além de São Paulo, tiveram o prazer de receber uma Japan House. A casa é uma instalação que promove a cultura japonesa em sua mistura de tradição e modernidade com obras, peças e apresentação de artistas orientais.

Site: https://www.japanhouse.jp/saopaulo/

Quinta-feira – CCBB / Centro Cultural Banco do Brasil

Exposição de Piet Mondrian no CCBB/SP. Foto: Divulgação.

O CCBB fica no centrão da cidade e foi o primeiro prédio do Banco do Brasil de São Paulo. Com programação bastante atraente e exclusiva, o museu já trouxe parte da coleção de Pablo Picasso e as obras de Jean-Michel Basquiat.

Site: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/sao-paulo/

Sexta-feira – Itaú Cultural

Espaço Olavo Setubal no Itaú Cultural. Foto: Chema Llanos / Divulgação.

Localizado na Avenida Paulista, o instituto eventualmente promove mostras audiovisuais, shows, além de espetáculos de dança e teatro. A mostra permanente Espaço Olavo Setubal traz a história do país desde o descobrimento em mais de 1300 obras divididas de acordo com o período.

Site: https://www.itaucultural.org.br/

Sábado – Pina / Pinacoteca do Estado

As obras da exposição "Coleções em Diálogo: Museu Histórico Nacional e Pinacoteca de São Paulo". Foto: Divulgação.

Data de 1905 a inauguração do museu mais antigo da cidade. O segundo andar da construção conta com um enorme acervo de mais de dez mil obras que contemplam mais de dois séculos da nossa história. Já no primeiro, concentram-se as mostras itinerantes.

Site: http://pinacoteca.org.br/

Domingo – MCB / Museu da Casa Brasileira

Exposição do acervo do MCB. Foto: Mariana Chama.

Antes de entrar no Museu da Casa Brasileira, faça uma caminhada tranquila pelo imenso jardim que envolve a propriedade. Lá dentro, descubra como eram as casas do nosso país desde o século XVII. São objetos, móveis e obras que explicam a história das habitações no Brasil.

Site: https://mcb.org.br/pt/

***
Da Redação com informações do Portal Veneza.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.