Saiba quais são bairros de São Paulo com maior número de prédios sustentáveis

Vista do alto da Rua João Luis Vivez na Vila Mariana, Vila Mariana que lidera levantamento com mais prédios certificados AQUA-HQE no Brasil. Foto: Simon Plestenjak.

A certificação de sustentabilidade franco-brasileira AQUA-HQE – no Brasil aplicada pela Fundação Vanzolini – é uma das principais metodologias internacionais usadas para avaliar e atestar o desempenho ambiental das construções mundo afora. O mais interessante é que, nesse quesito, a cidade de São Paulo está muito bem posicionada. Inclusive, o bairro Vila Mariana, possui 23 edifícios construídos ou em construção que já receberam o certificado e hoje é o bairro com mais prédios sustentáveis do país. Além disso, a região pode ser considerada uma das mais bem qualificadas nesse aspecto.

Outros bairros da cidade se destacam no levantamento feito pela Fundação Vanzolini, são eles o Tatuapé, em segundo lugar com 16 prédios sustentáveis; em terceiro, a Lapa e a Chácara Santo Antônio ambas com 11 cada; na sequência Perdizes com 8; e Vila Madalena, Vila da Saúde, Jaguaré e Campo Belo com 6 cada.

Edifício Jacarandá, localizado na região da Berrini em São Paulo é exemplo em arquitetura sustentável. Foto: Divulgação.

No Brasil o selo atestou mais de 700 edificações prontas ou em construção; cerca de 400 empreendimentos mistos, residenciais ou comerciais; mais de 36 mil unidades residenciais, casas ou apartamentos; o que representa ao todo 14 milhões de m² de área construída.

 IDEA Bagé em Porto Alegre, edifício residencial inovador, com diferenciais exclusivos voltados à sustentabilidade. Foto: Divulgação.As diferentes fases do processo de avaliação da certificação AQUA-HQE para os empreendimentos (pré-projeto, projeto, execução ou operação e uso) baseiam-se em 14 objetivos de desempenho que devem ser atingidos em níveis base, boas práticas e melhores práticas, ultrapassando as exigências que correspondem à regulamentação vigente ou prática corrente, distribuídas equilibradamente em conforto, saúde e baixo impacto ambiental.

Edifício Vista Guanabara projeto do escritório Kohn Pedersen Fox localizado no Porto Maravilha. Foto: Divulgação.

Com 50% das exigências técnicas voltadas às condições ideais de saúde e conforto e 50% aos benefícios ambientais, a certificação ganha a adesão de consumidores e importantes setores da economia brasileira.

A capital francesa, Paris, é considerada uma das cidades globais da sustentabilidade na construção civil, em boa parte, graças à adesão dos empreendedores locais aos critérios AQUA-HQE, que em português significa Alta Qualidade Ambiental.

***
Fonte: AQUA-HQE.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.