Sala São Paulo completa 20 anos como exemplo de recuperação do patrimônio histórico e com reconhecimento internacional

Segundo a lista da WQXR, rádio de Nova York especializada em música clássica, a Sala São Paulo está entre as mais belas casas de concertos do mundo. Em 2015, o The Guardian listou as 10 das melhores salas de concerto do mundo e a casa da Osesp também foi escolhida, ao lado de salas que são referência no universo da música sinfônica, como o Boston Symphony Hall (Estados Unidos), a Berlin Philharmonie (Alemanha) e o Musikverein (Viena/Áustria).

Desde a inauguração, em julho de 1999, até hoje, as temporadas de apresentações da Sala São Paulo trazem músicos renomados do Brasil e do mundo, parte delas com preços acessíveis. Além disso, é possível ver concertos gratuitos em quase todos os domingos. Confira a programação completa neste link.

História recuperada

Antes Estação Júlio Prestes, a construção foi iniciada na década de 1920 e interrompida na década seguinte, permanecendo incompleta com o uso do edifício pela metade. Imagem: Cartão Postal / São Paulo Antiga.

O edifício sede e estação da Estrada de Ferro Sorocabana teve sua construção iniciada em fevereiro de 1926 e tardiamente encerrada – mas não concluída – em outubro de 1938. A arquitetura baseia-se em simetria, unidade, equilíbrio e ritmo, regidos por estilos históricos e a escolha do “estilo Luiz XVI simplificado”.

Uma conciliação do ‘gosto francês ao conforto americano’, que combina valores arquitetônicos conservadores, técnicas construtivas contemporâneas, estruturas de concreto armado e aço. A nova estação referendava a tendência cultural conservadora da elite paulistana, não obstante seu empenho em promover renovação tecnológica e modernização da cidade.

Somente a partir dos anos 1980 – com o surgimento de vários exemplos mundiais de recuperação de patrimônios históricos e revitalização urbana – começa a recuperação do Centro de São Paulo e as intervenções que levaram à recuperação da Estação Júlio Prestes e à criação da Sala São Paulo, sede da Osesp. Até hoje, novas e necessárias adaptações continuam sendo realizadas, visando aumentar o conforto de músicos e público. Tudo orquestrado pelo arquiteto Nelson Dupré, autor do projeto de transformação da Estação Júlio Prestes em sala de concerto. E responsável pela integridade da concepção original e continuidade da mesma linguagem de materiais e detalhes.

A casa

Foi adotado um forro móvel, cuja movimentação permite a modificação da geometria da sala, propiciando a variação volumétrica do seu interior, de maneira a adaptá-la a uma grande variedade de situações musicais. Foto: Dario de Freitas.

Diferentes aspectos fazem da Sala São Paulo um verdadeiro patrimônio cultural, a começar pela qualidade acústica. A Sala São Paulo foi equipada com as mais modernas tecnologias, entre elas um teto retrátil. Ele é formado por placas móveis que podem ser abaixadas ou levantadas para ajustar a qualidade de som, de acordo com o tipo de música a ser tocada.

A história e construção também merecem destaques. Sua suntuosidade arquitetônica é reflexo dos tempos áureos da economia paulista do café. Totalmente restaurada e inaugurada como casa de concertos em 1999, a construção é mais antiga, dos anos 1930. A Sala São Paulo está localizada nas dependências da antiga estação da Estrada de Ferro Sorocabana, um edifício em estilo Luís XVI.

Acessibilidade

Até hoje, novas e necessárias adaptações continuam sendo realizadas, visando aumentar o conforto de músicos e público. Foto: Bruno Lucchesice.

Desde o mês de março, a Sala São Paulo se tornou ainda mais acessível. O espaço passou a contar com novos recursos para que pessoas com deficiência visual possam conhecer sobre a história do espaço por meio de informações audiodescritivas e também por meio de experiências táteis. A visitação é gratuita e dá direito a um acompanhante.

Serviço

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.