Sancionada Lei que proíbe a utilização de canudos plásticos na cidade de São Paulo

A medida será publicada no Diário Oficial da Cidade nesta quarta-feira (26) e também será aplicada em clubes noturnos, salões de dança e eventos musicais de qualquer espécie.

No lugar do material plástico, os estabelecimentos deverão fornecer canudos em papel reciclável, material comestível, ou biodegradável, embalados individualmente em envelopes hermeticamente fechados feitos do mesmo material.

Coquetel servido com canudo alternativo ao de plástico. Foto: Rodrigo Azevedo.

“O compromisso ambiental é o compromisso ético da nossa geração com as gerações futuras. Pode parecer um pequeno passo, quando falos de canudos plástico, com tantos problemas que temos a enfrentar. Mas é um passo importante a ser dado ao lado de tantos outros que a cidade pretende dar”, disse Covas.

A prefeitura tem 180 dias para regulamentar a lei e, depois disso, os comerciantes tem mais 180 dias para também se adaptarem.

Campanha do Greenpeace mostra animais com canudos presos na boca para alertar sobre as consequências do uso do plástico. Imagens: Greenpeace / Divulgação.

De autoria do deputado Reginaldo Tripoli (PV), o PL prevê multa para aquele estabelecimento que descumprir a regra: a primeira autuação será em forma de advertência e intimação para cessar a irregularidade. Na segunda, multa de R$ 1.000 mais nova intimação. Na terceira, multa no dobro do valor e, assim, sucessivamente até a quinta autuação. Na sexta e última, multa de R$ 8.000 e fechamento do comércio.

***
Fonte: Prefeitura de São Paulo.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.