São Paulo é a capital com maior autonomia financeira do Brasil

 
Além de tratar do nível de endividamento, o documento informa sobre os níveis de gastos com pessoal, de autonomia financeira e de liquidez do ente subnacional. Em todos esses critérios, o Município de São Paulo se destaca em relação às demais capitais.
 
Com relação à despesa com pessoal, São Paulo é a capital com menor comprometimento, tendo gasto cerca de 34,5% de sua RCL com despesas de pessoal. Esse nível de comprometimento das receitas com despesa de pessoal é muito inferior ao limite de 60% fixado na Lei de Responsabilidade Fiscal e ao nível de capitais comparáveis, como Rio de Janeiro (46,9%).
 
Sobre o nível de autonomia financeira, o Município de São Paulo também se destacou em primeiro lugar, com 70% de suas receitas oriundas de arrecadação própria, sendo a média das demais capitais de apenas 44%.
 
Quanto à liquidez financeira observada no Município de São Paulo, essencial para que não ocorram atrasos nos pagamentos de fornecedores e servidores públicos da Prefeitura, nota-se que o Município de São Paulo apresentou índice de liquidez quase duas vezes superior à média das demais capitais (1,34 mês de despesas em caixa contra 0,7 mês).
 
A cidade de São Paulo também é um dos poucos entes que ainda geram superávit primário no país.
 
 
***
Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação / Portal da Prefeitura.
 
 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.