São Paulo promove programa “Recreio Nas Férias” para a garotada

Começou na última segunda-feira (11) a 30ª Edição do Programa “Recreio nas Férias”, que vai até o dia 22 de janeiro. Com o tema “Brincando com Olimpíadas e Paralimpíadas, o evento, promovido pela Prefeitura, acontece em 71 polos distribuídos pela cidade e conta com centenas de atividades esportivas e culturais gratuitas voltadas para crianças e jovens entre 4 e 14 anos.

O Programa Recreio nas Férias é organizado pelas secretariais municipais de Educação, de Esportes e Lazer e da Promoção e Igualdade Racial. O objetivo é proporcionar às crianças e adolescentes das diversas regiões de São Paulo a possibilidade de se reconhecerem como parte viva da Cidade, usufruindo dos bens culturais e recreativos que o município oferece.

A edição deste ano conta com 28 mil crianças inscritas, que terão oportunidade de participar de diversas atividades que acontecem diariamente, das 9h às 16h30, em 71 polos, que incluem Centros Educacionais Unificados (CEUs), Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) e associações parceiras.

Para levar alegria e diversão para a garotada que está de férias, os polos recebem espetáculos de dança, circo e contação de histórias, como “O que Marias Trazem na Mala”, “Tricotando Palavras” e “No Quintal do Mundo tem um Pé de Brincadeira”.

Haverá também 777 passeios gratuitos a museus, teatros, parques e unidades do Sesc. Entre os destaques estão visitas ao Espaço Catavento, Museu da Imagem e do Som, Museu do Futebol, Jardim Botânico e CineSesc.

Foram contratados cerca de 1.000 agentes recreativos, 100 oficineiros e 71 coordenadores de polos. Juntamente com os servidores que já atuam na Rede Municipal de Ensino durante o ano todo, esses profissionais trabalharão nas sedes do Programa Recreio nas Férias para divertir as crianças.

O custo para a realização do programa em 2016 é de R$ 4,728 milhões, somando despesas com agentes recreativos e toda a infraestrutura de lazer montada com brinquedos, transporte para as visitações, material pedagógico e oficinas em todos os polos.

 

Recreio nas férias. Foto: Cesar Ogata / SECOM.
 
Para alunos e não-alunos

Qualquer criança entre 4 e 14 anos pode participar do Recreio nas Férias, sendo ou não aluno da rede pública do ensino municipal. É necessário, porém, fazer inscrição em um dos polos, levando autorização assinada pelos pais.

As inscrições começaram em 16 de novembro do ano passado e continuam abertas até o preenchimento de todas as vagas. Além da programação, os organizadores servirão refeições e lanches diariamente aos participantes.

A abertura oficial da 30ª Edição do programa aconteceu nesta segunda-feira, no CEU Alvarenga, localizado em Cidade Ademar.

“Mesmo em um dia de chuva, atraímos mais de 700 pessoas e esperamos que esse número aumente para mil até o fim do dia”, comentou Luci Aparecida Guidio Godinho, gestora do CEU Alvarenga.

Luci explicou que o evento pretende despertar em cada criança a ideia de que o lazer e´ um direito que deve ser assegurado a todos. Ela observa que os brinquedos são parceiros inseparáveis da criança, fazendo parte do seu contexto de aprendizado.

 
Serviço
30ª edição do Recreio nas Férias
Tama: Brincando com Olimpíadas e Paralimpíadas.
Período: De 11 a 22 de janeiro.
Público: Crianças e jovens entre 4 e 14 anos.
Polos: 71 no total (CEUs, EMEFs, Associações Parceiras, etc.)
Horário: segunda a sexta, das 9h às 16h30.

Clique aqui e acesse a ficha de inscrição
Clique aqui e conheça os polos
Confira as atividades culturais
Confira a lista com os passeios
Confira as oficinas programadas

 
***
Fonte: Secretaria Executiva de Comunicação.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.