Mário tem mais de 35 anos de experiência profissional em criatividade e o seu percurso teve início em São Paulo, onde estudou Comunicação e Marketing e, mais tarde, Design Gráfico na Academy of Arts de San Francisco, Califórnia. Em 1988 descobriu Portugal como o melhor lugar do mundo para viver, e se mantém fiel a essa opinião. Em Lisboa tem tido desde então a oportunidade de criar e gerir inúmeras marcas nacionais e internacionais, trabalhando em várias empresas de renome e com profissionais de excelência: Massa Cinzenta, Novodesign, Maisdesign, Brandia Central. Liderou, durante 12 anos, o Clube Criativos Portugal, período em que também integrou a Direção do Art Directors Club of Europe. É Creative Partner d’A EQUIPA – Branding e Comunicação, que fundou em 2013.
Mario vai falar de sua trajetória e sobre a criação dos cases das marcas São Paulo São, Cascais e Gira de Lisboa entre outras, voltadas para cidades e espaços urbanos. Vai falar também sobre a importância das cidades terem suas marcas ao invés de símbolos apenas. E sobre um trabalho de comunicação, que vá além de ações pontuais e seja consistente em vários ambientes para atingir seus objetivos de engajamento e pertencimento.
- Wans Spiess é mestranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie e integra o grupo de pesquisadores do Coletivo Pisa (Cidade + Pesquisa). Hoje empreende o CalçadaSP, é Diretora de Relacionamento da Cidadeapé e colaboradora do Projeto Como Anda, ambas organizações da sociedade civil que defendem a mobilidade a pé.
- J. R. D’Elboux é professor do curso de Comunicação da FAAP, Diretor de Arte e Criação nas agências Y&R, Africa, Leo Burnett, Publicis e DPZ. Curador do perfil @tipospaulistanos no Instagram e Facebook.
- Chantal Brissac, jornalista e publicitária, fundadora do Pro Coletivo e parceira da iniciativa, é autora de livros sobre comportamento, saúde, bem-estar e carreira.
Em pauta, o que significa para uma cidade ter uma marca, um branding. O que é relevante nos processos atuais do branding de cidades. Como está a mobilidade ativa em Lisboa atualmente. A marca como um símbolo a partir do qual as pessoas se reconhecem e se unem em torno da valorização de uma cidade. A importância da marca de uma cidade nas conexões com a criatividade dos bairros. E qual a importância das marcas em tempos de pandemia.
Bairros
O São Conexões, como o próprio nome aponta, tem como objetivo impulsionar os vínculos saudáveis e produtivos em São Paulo, por meio de seus energéticos e ricos centros de produção de cultura, valores, ideais e produtos: os bairros.
São Conexões: a Tegra Incorporadora é parceira da iniciativa.
***
Da Redação.