O gráfico acima mostra o número de mortos no trânsito por 100.000 habitantes no Brasil. Vê-se o impacto positivo da promulgação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) em 1997, mas os efeitos da nova (e mais rigorosa) legislação se dissiparam ao longo dos anos.
Punições, fiscalização, multas e legislação fazem parte da solução do problema, mas é preciso entender e promover alternativas. A construção consistente de uma política de incentivos a comportamentos seguros é certamente mais eficiente do que pensar somente na punição dos que violam normas complexas.
O gráfico abaixo da Transportation Alternatives (EUA) ilustra com dados razões para a redução da velocidade em São Paulo que estão sendo propostas pela Prefeitura:
Comparativo
Gráfico: Transportation Alternatives.
Em um atropelamento:
A 64km/h (40mph), de dez pedestres, apenas um sobrevive;
A 48km/h (30mph), de dez pedestres, 5 sobrevivem;
A 32km/h (20mph), de dez pedestres, 9 sobrevivem.
Com informações Transporte Ativo e Página da Rachel.