Sesc 24 de Maio vence o Prêmio ArchDaily Building of the Year 2019 na categoria ‘Arquitetura Pública’

Localizado no centro de São Paulo, na região mais bem servida de serviços públicos da cidade, o Sesc 24 de Maio condensa em um objeto arquitetônico uma série de problemáticas que dizem respeito à escala urbana. A começar pelo fato de ser um projeto de reuso, que transforma e incorpora a estrutura de uma antiga loja de departamentos abandonada há décadas, a Mesbla, em um equipamento urbano de escala metropolitana.

Imagem: reprodução.

Seu térreo, espaço efetivamente público, é um atalho coberto que conecta as ruas 24 de Maio e Dom José de Barros. A estratégia não é inédita, e recupera a lembrança das famosas galerias (do Rock, do Reggae, Califórnia) do centro da capital paulista, cujos térreos frequentáveis agem como atravessamentos no tecido urbano.

o visitante sobe e desce os pavimentos experienciando situações distintas, tal como o passeio de quem caminha na rua. Foto: Haruo Mikami.

Sesc 24 de Maio é um marco na revitalização dos espaços de convivência do centro de São Paulo. Foto: Divulgação.

Comprimindo verticalmente uma série de programas e usos diversos – de restaurante a consultório odontológico, de biblioteca a uma piscina na cobertura – o projeto conecta estes diferentes eventos sociais por meio de um elemento muito celebrado na arquitetura paulistana: a rampa. Em um movimento contínuo, o visitante sobe e desce os pavimentos experienciando situações distintas, tal como o passeio de quem caminha na rua. 

Comprimindo verticalmente uma série de programas e usos diversos - de restaurante a consultório odontológico, de biblioteca a uma piscina na cobertura - o projeto conecta estes diferentes eventos sociais por meio de um elemento muito celebrado na arquitetura paulistana: a rampa. Em um movimento contínuo, o visitante sobe e desce os pavimentos experienciando situações distintas, tal como o passeio de quem caminha na rua. Foto: Nelson Kon.

Seguramente um dos mais bem sucedidos projetos da arquitetura brasileira da última década, o Sesc 24 de Maio se insere em uma estratégia requalificação dos espaços do centro – movimento hoje visto nas grandes cidades de todo o mundo – e vem, desde sua abertura, atraindo pessoas de outras regiões de São Paulo. Premiado como melhor Arquitetura Pública do ano, tem mais uma vez legitimado seu reconhecimento internacional.

***
Por Romullo Baratto no ArchDaily.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.