SP terá sistema municipal de compartilhamento de carros

A novidade foi anunciada na semana passada pelo secretário dos Transportes, Jilmar Tatto, durante a abertura do 12º Salão Latino-Americano de Veículos Elétricos, Componentes e Novas Tecnologias.

Segundo Tatto, será publicado um decreto no “Diário Oficial” que criará o programa. Tatto também comentou que os veículos utilizados não serão exclusivamente elétricos e híbridos, como os de Paris, nem de uma marca específica. A ideia é evitar o aumento na circulação de carros na capital, o que pode contribuir para a diminuição dos congestionamentos e também da poluição do ar. Em São Paulo, a média por veículo é de 1,4 passageiro. Ou seja, o paulistano usa o carro praticamente sozinho. É um índice baixo, que pode melhorar com a popularização de serviçoscorridas compartilhadas. A tendência já começa a se espalhar por Estados Unidos e alguns países da Europa.

O programa vai permitir que as pessoas aluguem carros por períodos curtos de tempo, geralmente por hora. O serviço é atraente para os clientes que só precisam usar o veículo ocasionalmente ou que precisam ter acesso a um tipo de veículo diferente do que usam normalmente.

***

POr Márcio Apolinário no Ondda.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.