Em 2016, a Starbucks começou a desenvolver uma nova bebida, o Nitro Cold Brew, um café gelado com infusão de nitrogênio. Mas havia uma questão: a maior atração era o topo de espuma cremosa, como na cerveja Guinness. Não fazia sentido, portanto, usar copos com canudos típicos da rede. Ao criar um novo copo, a empresa percebeu que esta poderia ser também uma solução para diminuir o uso de canudos de plástico.
A rede, sediada em Seattle, disse que vai eliminar os canudos de plástico descartáveis em todo o mundo em suas 28 mil unidades. Todas as bebidas frias serão servidas em copos sem canudo ou, no caso de bebidas mais espessas, com canudos recicláveis.
O anúncio foi feito poucos dias depois de sua cidade natal, Seattle, barrar canudos e utensílios de plástico em restaurantes, em meio a um esforço global mais amplo para desencorajar o uso de canudos de plástico e outros plásticos de uso único.
“Para nossos parceiros e clientes, este é um marco significativo para atingir nossa aspiração global de café sustentável, servida aos nossos clientes de formas mais sustentáveis”, disse o presidente-executivo da Starbucks, Kevin Johnson, em comunicado.
No mês passado, o McDonald’s, a maior cadeia de restaurantes do mundo, anunciou planos para a transição para canudos de papel em seus restaurantes do Reino Unido e Irlanda, começando em setembro com conclusão em 2019.
O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente estima que cerca de 8 milhões de toneladas de plástico sejam despejados no oceano todos os anos —o equivalente a despejar um caminhão de lixo a cada minuto— matando pássaros e vida marinha e comprometendo o ecossistema oceânico.
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Fonte: Reuters (Inglês).