‘Tão singular, tão plural‘: São Paulo São estreia sua primeira campanha institucional

Nas palavras de Machado: “Planejamos um crescimento a longo-prazo. Nunca imaginamos que nesse curto espaço de tempo conquistaríamos tanto engajamento, tanta relevância e presença nas redes sociais, tendo já nos transformado numa referência quando se trata de buscar informação e pontos de vista diferentes e interessantes sobre nossa cidade, o Brasil e o mundo. Portanto, a hora de lançar uma campanha é agora, pois estamos prontos para dar o passo adiante, na conquista de mais público que procura por um portal como o São Paulo São. E trabalhamos para que, no futuro, sejamos reconhecidos como uma love brand”.
 

Como afirma o texto do comercial de um minuto e meio produzido para a campanha, o São Paulo São “é mais do que um portal sobre nossa cidade. É a própria expressão da cidade moderna e inclusiva que todos queremos” e sabemos que podemos ser, “onde diferença quer dizer diversidade”.

Mas como fazer um filme de um minuto e meio ​que traduzisse a cidade e os ideais da marca?

Utilizando os recursos que ​a equipe ​descobriu possuir: recursos humanos representados p​elos ​milhares de seguidores​ do São Paulo São​ ​nas redes sociais ​que se engajaram em um esforço voluntário, enviando imagens ​​que, do ponto de vista deles, representa​m o que nossa cidade tem de mais característico e único.

O resultado foi muito além do ​esperado e, com participação animada e ​engajada d​os ​seguidores, ​a campanha cuja hashtag foi #asuasaopaulosao pode ser produzida, a partir da escolha entre mais de 1.500 imagens enviadas: isso é um belo exemplo de “coworking” na prática!

​Além dos seguidores criativos, profissionais talentosos e consagrados, parceiros do São Paulo São, enriqueceram a produção com texto,​​ trilha​, voz e edição. 

Assista!

https://www.youtube.com/watch?v=xABl91xqrZg

Para fazer a trilha do filme, foi convidado o talentoso músico Cid Campos, descendente de uma linhagem de poetas paulistanos modernos, homenageados por Caetano na imortal estrofe: “na dura poesia concreta de tuas esquinas”.

Para a locução, contamos com uma das vozes mais queridas e reconhecidas do público, como expressão do dinamismo do paulistano e da cidade: a radialista Patrícia Palumbo, criadora da Rádio Vozes.

Contemporâneos, eruditos, populares, irreverentes, inquietos, Cid e Patrícia são referências criativas do que São Paulo tem de melhor.

“Quando fui convidado por Maurício Machado para fazer a trilha do filme para o São Paulo São, fiquei super entusiasmado, pois se trata de um belo projeto sobre São Paulo, que é a minha cidade natal. Toda a minha vivência, além do meu trabalho musical tem muito a ver com essa mega metrópole. Assim, curti muito quando soube que o filme tinha um texto lindamente elaborado pelo Zoca Moraes e editado pelo Marcelo Nepomuceno.

Depois de nossas conversas e ideias colocadas, busquei uma trilha minimalista, com uma melodia marcante, que pontuasse as frases do texto lidas pela Patrícia Palumbo. Que time!“ Cid Campos, músico e compositor.

O filme poderá ser visto a partir desta quarta no canal do Portal no Youtube, nas redes sociais e em mídias parceiras. Banners animados com texto de Zoca Moraes e imagens de São Paulo complementam a campanha nas redes.

 

O texto

De Heliópolis a Higienópolis.

Do Paraíso a Paraisópolis.

Da São Paulo de Piratininga de ontem, a megalópole de hoje.

Essa cidade tão singular, e ao mesmo tempo, tão plural.

Mas não foi fácil chegar até aqui.

Os desafios eram imensos.

Erguer a décima quarta cidade mais globalizada do planeta, exigiu derrubar nossos próprios muros de Berlim.

Aqueles que separavam a São Paulo quatrocentona, dessa São Paulo vibrante.

Onde os contrastes somam, ao invés de diminuir.

Onde diferença é sinônimo de diversidade.

Onde competição quer dizer competência.

É essa São Paulo que nos inspira…. que acompanhamos…. que registramos….. que celebramos….. que criticamos….. que denunciamos….. que amamos…..

São Paulo São é mais do que um portal sobre nossa cidade…..

É a própria expressão da cidade moderna e inclusiva que todos queremos…..

Ou como diria Caetano….. a tua mais completa tradução.

São Paulo São.

Tão singular, tão plural.

Imagem: Video / Reprodução.

​Ficha Técnica

Institucional São Paulo São

Título: A sua mais completa tradução.​
​Criação: Zoca Moraes, Marcelo Nepomuceno, Fernando Cabral e Mauricio Machado.
Texto: Zoca Moraes.
Locução: Patricia Palumbo.
Trilha sonora: Cid Campos.
Edição: Marcelo Nepomuceno.
Brand designer: Mario Mandacaru.
Aprovação: Mauricio Machado​.

***
O São Paulo São agradece aos seguidores / colaboradores que possibilitaram a produção do filme.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.