Trabalho? Paixão?

Abre parênteses: outro dia li um artigo no jornal Valor Econômico e o título era: “’Encontre sua paixão’ não é um bom conselho”. Logo pensei que, enfim, poderia ser normal. O artigo falava sobre um estudo conduzido por professores das Universidades de Stanford e Yale, que concluíram que as pessoas que têm uma paixão possuem maior propensão a não explorar outros interesses porque focam demais no único interesse. Como eles já têm uma paixão, acabam não se abrindo para outros interesses, não exploram novas frentes e, consequentemente, não criam novas oportunidades na vida. Em contrapartida, as pessoas que não têm uma paixão ou interesses fixos são mais flexíveis, têm uma visão mais realista da vida e, inclusive, são mais resilientes quando os problemas aparecem. Fecha parênteses.

A minha reflexão seria a seguinte: ter uma paixão clara pode ajudar a iniciar uma carreira e, dependendo das escolhas, oportunidades, etc., pode facilitar o desempenho naquilo que escolheu como trabalho. Mas se você não tem uma paixão clara, não se preocupe. Explore tudo o que possa te interessar e olhe ao redor. Mapeie os seus interesses, entenda as suas habilidades. Todos temos habilidades que nos diferenciam da maioria. Entenda em que áreas/temas você pode ser útil fazendo alguma das coisas que te interessam e/ou em que você é hábil. Você pode ter ganhos gigantescos se conhecendo melhor!

Ah! E a palavra que eu usaria em vez de paixão seria autoconhecimento.

***
Patricia Serra foi executiva de Marketing por mais de 20 anos na Sadia no Brasil e Argentina, Sara Lee no Brasil e Holanda e na Newell Rubbermaid. Hoje é coach executiva e de equipes com certificação ACC pelo ICF e é co-autora do livro Felicidade Sustentável que originou do maior estudo sobre a felicidade dos brasileiros. 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.