‘Trem das Onze – Uma Viagem Pelo Mundo de Adoniran’ revela as muitas facetas de João Rubinato

Pegou então a alcunha de Adoniram para homenagear um amigo e surrupiou o Barbosa do músico Luiz Barbosa. O resultado deu samba. A música, porém, foi só uma de suas paixões. O autor de “Saudosa Maloca” era também humorista, ator e artesão, facetas que podem ser vistas na exposição “Trem das Onze – Uma Viagem Pelo Mundo de Adoniran”, aberta na última terça (24), no Farol Santander, centro da capital.

Foto: Divulgação.

Foto: Divulgação.

A mostra reúne objetos pessoais do artista guardados por mais de 40 anos pela mulher, Matilde, e até então inacessíveis ao público. Entre eles está a aliança feita para a esposa com a corda de um cavaquinho, história contada no samba “Prova de Carinho”.

Foto: Divulgação.

Em dois andares, há roteiros de novelas em que Adoniran atuou, entre eles o de “Mulheres de Areia”, da extinta TV Tupi. É possível ainda ver os brinquedos fabricados por Adoniran em sua oficina, até então esquecidos no porão dos seus familiares.

Foto: Divulgação.

“Procuramos selecionar peças que retratassem o artista multimídia que Adoniran foi. O visitante pode compreender a trajetória artística e pessoal do ícone paulista, em experiência que dosa de maneira equilibrada o sensorial com o informativo”, diz o curador Pedro Serrano, que idealizou a mostra junto a Celso de Campos Jr., biógrafo do sambista.

Foto: Divulgação.

A imersão no acervo permite descobrir também a cidade que Adoniran amou e, já mais velho, se desencantou. “Por que São Paulo faz isso com São Paulo?”, disse, sobre o ritmo compressor da industrialização paulistana. 

Foto: Divulgação.

Serviço

‘Trem das Onze – Uma Viagem Pelo Mundo de Adoniran’
Farol Santander
Até 30/12.
Ter. a sex., 9h às 19h. R$ 20.
Site: https://www.farolsantander.com.br

***
Da redação, com informações do Farol Santander.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.