Trilhos de bondes encontrados nas obras do Vale do Anhangabaú serão preservados

Prefeitura acionou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e os trilhos poderão ser colocados para exposição. Foto: Gabriel Facchini/SECOM.

“Tanto a revitalização quanto o local onde o material ficará à mostra deverão ser  decididos em conjunto com os órgãos de preservação envolvidos com a questão arqueológica: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (IPHAN) e o Departamento de Patrimônio Histórico (DPH),”diz a nota da Prefeitura.

O mesmo processo foi realizado com os trilhos encontrados na Avenida Adolfo Pinheiro, em Santo Amaro (linha Lilás do Metrô)  e na Rua Teodoro Sampaio, em Pinheiros, durante as obras de reforma do Largo da Batata, em 2015.

Na Estação Adolfo Pinheiro, a grande atração do público é a “Vitrine Arqueológica”, que guarda os antigos trilhos do antigo bonde da linha Santo Amaro. Foto: Metrô / Divulgação.

“O Anhangabaú é um grande marco, o início da cidade”, afirma a arqueóloga Débora Leonel Soares. Segundo a especialista, a remoção será acompanhada por profissionais especializados e a obra será paralisada caso novos resquícios arqueológicos sejam encontrados, para realizar o resgate emergencial.

Trilhos de bonde, datados de 1909, foram encontrados em Pinheiros, Zona Oeste. Foto:  Marcelo Leite Augusto/VC no G1.

As escavações no Vale do Anhangabaú estão sendo monitoradas por profissionais competentes quanto à existência de outros  itens históricos no local.

De acordo com a especialista, caso isso aconteça, será feito o resgate emergencial do material, que será fotografado, registrado e catalogado.

***
Fonte: SECOM / Prefeitura de São Paulo.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.