Construídos pela Companhia de Veículos Elétricos de Londres (LEVC), os novos táxi tem uma autonomia de 80 milhas rodando na eletricidade, embora suas baterias possam ser carregadas pelo seu gerador a gasolina tendo um alcance máximo de cerca de 400 milhas.
Sob as regras da Transporte para Londres (TfL), definidas desde 1 de janeiro de 2018, os novos táxis precisarão ser elétricos ou capazes de produzir zero emissões para serem autorizados a circular daqui para frente. Combinado com um limite de idade de 15 anos, isso significa que os últimos táxis a diesel devem desaparecer de Londres até 2032.
O sistema ainda pode fazer com que os motoristas economizem mais de 100 libras esterlinas (R$ 400) por semana em comparação com os atuais táxis de diesel, disse um porta voz da LEVC.
Atualmente há 10 milhões de veículos a diesel no Reino Unido. Em 2000, eram 3,2 milhões. Os elétricos só correspondem a 1% das vendas nos dias de hoje.
O TX eCity
A cabine do novo táxi londrino. Foto: LVEC.
Dentro do veículo, os passageiros encontram assentos para seis pessoas e recursos modernos, como Wi-Fi, portas USB para dispositivos móveis e tomadas de energia para laptops.
O táxi ainda mantém o ambiente dentro do veículo limpo usando um sistema de filtros múltiplos que remove gases e partículas do ar na entrada. Outras medidas para bloquear o ar frequentemente sujo de Londres incluem um sensor de qualidade do ar que fecha a entrada de ar externa se detectar níveis elevados de poluição no exterior.
O veículo também incorpora sistemas de segurança ativos e passivos, como avisos de colisão direta, frenagem de emergência autônoma e assistência de freio de emergência.
Pelos cálculos oficiais são esperados 9 mil “black cabs“ elétricos funcionando até 2021. Foto: LVEC.
O custo do veículo é de 55 mil libras, algo em torno de 254 mil reais. Mas um plano de financiamento que custa 177 libras (R$ 400) por semana durante um período de cinco anos será a opção provável para muitos – se comparada ao antigo táxi preto com propulsão a diesel que custa 167 libras por semana ao longo de quatro anos.
Anna Jones, uma ativista de ar limpo no Greenpeace, disse: “O Reino Unido agora pode se orgulhar de ter produzido a London EV Company e sua atitude progressiva em relação à limpeza do ar e à redução de emissões.
O modelo TX com tecnologia chamada de eCity, que garante a emissão zero de poluentes, sendo carregado. Foto: LVEC.
A LEVC já recebeu mais de 200 pedidos para o novo táxi, e prevê-se que, no final de 2020, 9 mil dos 23 mil táxis pretos de Londres serão veículos rodando com zero emissão. Steve McNamara, secretário-geral da Licensed Taxi Drivers Association, descreveu recentemente o TX como “um veículo fantástico”, acrescentando que poderia ajudar a persuadir os londrinos a mudar para veículos “elétricos, limpos e verdes”.
Assista o vídeo do projeto TX.
***
Da Redação com informações London EV Company.