‘Um Dia No Parque’ volta com atividades presenciais e interação com a natureza em várias regiões da cidade

Da Redação.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, participa no próximo domingo (24), da ação Um Dia No Parque (UDNP) 2022, desenvolvida pela Coalizão Pró-UCs, com ações em cinco Parques Naturais e em 14 Parques Urbanos da capital.

O Parque Natural Municipal Itaim está inserido na APA Bororé-Colônia no Bairro de Parelheiros. Fotos: SVMA.

Durante a ação, cinco Parques Naturais Municipais (Jaceguava, Itaim, Varginha, Bororé e Fazenda do Carmo) estarão abertos para visitas guiadas com capacidade máxima de 20 pessoas, no horário das 10h e 14h. Além deles, haverá atividades em 14 Parques Urbanos Municipais: Aclimação, Buenos Aires, Vila dos Remédios, M’boi Mirim, Jardim da Conquista, Barragem de Guarapiranga, Nabuco, Paraisópolis, Prainha, Severo Gomes, Lions Tucuruvi, Cemucam, Linear Integração Zilda Arns e Raul Seixas; e também nas APAs Capivari-Monos e Bororé-Colônia.

As crianças moradoras de centros urbanos estão cada vez mais distantes do nosso primeiro lar, a natureza. Essa é uma conclusão do Instituto Alana, apoiador da ação Um Dia No Parque (UDNP) 2022 e que há quase 10 anos desenvolve pesquisas sobre os benefícios da vivência em ambientes naturais na primeira fase da vida.

O Parque Natural Municipal Jaceguava fica no extremo sul do município de São Paulo. Fotos: SVMA.

“Incentivamos que crianças desde muito pequenas tenham contato diário com estes espaços”, afirma Maria Isabel Amando de Barros, pesquisadora do programa Criança e Natureza do Instituto. Bebel, como é conhecida, explica que é muito comum que as crianças urbanas cresçam “confinadas”. “Elas estão o tempo todo sendo monitoradas em casa, na escola, são sempre conduzidas por adultos em ambientes fechados. Já na natureza, elas se sentem livres”, aponta.

De cada 10 horas de vida de uma criança, nove elas passam em ambientes entre paredes, concreto e cimento, segundo pesquisa do Instituto Alana de 2021. O contato com a terra, o ar livre e outros elementos comuns às crianças moradoras de áreas rurais é escasso para aquelas que vivem nos centros urbanos, o que traz prejuízos físicos e cognitivos para a faixa etária de 0 a 12 anos que não convive com estes espaços.

O Jardim da Aclimação é a segunda área verde oficial de São Paulo (a primeira foi o Jardim da Luz). Fotos: SVMA.

O contato com esses elementos é tão importante que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação tem como diretriz o “campo das experiências”, regulação que incentiva experiências fora do espaço da escola para apresentar aos pequenos as transformações da natureza e outros sons, cores e formas.

Segundo Bebel, na natureza as crianças têm outra noção de espaço e tempo, sendo este um lugar para explorar e criar suas próprias brincadeiras. “São nessas oportunidades que a gente se conhece, entende do que gosta e do que tem medo, são experiências muito ricas que influenciam o resto da vida como pessoas”, assegura.

Depois do período crítico da pandemia da Covid-19, o Um Dia No Parque volta em 2022 com atividades presenciais e com várias oportunidades de interação com a natureza brasileira. A ação convida as pessoas para visitarem Unidades de Conservação em todo o país em sua 5ª edição que, por dois anos, ocorreu com atividades híbridas.

Como participar?

A área do parque urbano Severo Gomes é remanescente do loteamento de duas chácaras: Vila Elvira e Granja Julieta. Foto: SVMA.

Pela página do evento na internet, é possível descobrir qual é a Unidade de Conservação mais próxima da sua casa em todo o país, por meio de um mapa interativo e filtros. Também dá para ficar por dentro da programação de atividades nas redes sociais do Um Dia No Parque. Neste momento, Unidades de Conservação podem se inscrever para participar e propor atividade na maior mobilização pelas áreas protegidas do país pelo formulário neste link.

Clique aqui e veja a programação completa das ações na cidade de São Paulo.

***
Fonte: SECOM / PMSP.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.