Um mês sem carros: a bem sucedida experiência em cidade da Coréia do Sul

O que aconteceu durante o mês da experiência? Que mudanças surgiram a partir dela? Mais informações a seguir.

30 dias sem 1.500 carros

Durante o mês de setembro do ano passado, a cidade de Suwon foi sede do Festival Mundial de Eco Mobilidade. Como forma de celebrá-lo, foi proposto que os habitantes do bairro Haenggung-dong não usassem seus carros, mas apenas bicicletas e transporte público, durante um mês inteiro. Essa iniciativa tinha como objetivo aproximar os cidadãos dos benefícios causados pela redução do número de automóveis em circulação.

Foi necessário ampliar algumas calçadas e disponibilizar 500 bicicletas para moradores e donos de estabelecimentos na região. Foto: Prefeitura de Suwon.

Ainda que, a princípio, algumas pessoas achassem difícil implementar essa experiência – outras inclusive rechaçaram a proposta – 4.343 pessoas fizeram parte da iniciativa, deixando seus carros na garagem. Como consequência do aumento dos transportes a pé e de bicicleta, foi necessário ampliar algumas calçadas e disponibilizar 500 bicicletas para moradores e donos de estabelecimentos na região. Além disso, foram plantadas diversas árvores no bairro, visando, futuramente, tornar os trajetos mais agradáveis e sombreados.

Os moradores de Haenggung-dong experimentaram vários veículos ecomóveis no período. Foto: Prefeitura de Suwon.

Durante o mês livre de automóveis, as pessoas perceberam que o ar estava mais limpo, que o ruído havia diminuído e que os trajetos mais seguros valiam mais que se deslocar de maneira cômoda de carro. Além disso, segundo um relatório da organização do festival, “os moradores de Haenggung-dong descobriram que num bairro sem carros, os espaços entre os edifícios se transformam em lugares seguros e verdes a serem aproveitados.”

Um ano depois…

Os efeitos desse mês de teste sem carros fizeram com que os cidadãos desfrutassem mais de sua cidade, vendo-a através de outra perspectiva.

Foram os próprios moradores que reivindicaram a eliminação dos estacionamentos de automóveis nas principais avenidas – Hwaseomun e Sinpung –, a implementação de Zonas 30 e os finais de semana livres de carros.

Bairro Haenggung-dong de Suwon, durante seu mês sem carros. Foto: Prefeitura de Suwon.

Por sua vez, o governo anunciou que construiria mais ciclovias, melhoraria o sistema de transporte público e reduziria os limites de velocidade em outras partes da cidade. O prefeito de Suwon disse que, graças a essa iniciativa que surgiu durante o festival, a cidade se converteu em líder na promoção de soluções ambientais e de sustentabilidade.

Por outro lado, um habitante do bairro disseque “se o Festival não tivesse acontecido, estaríamos vivendo com a mentalidade de que os carros são a única maneira de se adaptar a um estilo de vida urbano. O Festival nos ofereceu uma atraente alternativa, viável, mas sustentável, e por isso seremos eternamente gratos.”

Ruas no Bairro de Haenggung-dong, sem carros, Suwon. Foto: Prefeitura de Suwon.

Pelo alcance que teve, a iniciativa está entre as finalistas do Prêmio de Transporte Sustentável, organizado anualmente pelo Instituto de Políticas para o Transporte e Desenvolvimento (ITDP).

Este vídeo mostra o desenvolvimento da iniciativa.

***
Por Constanza Martínez Gaete no Arch Daily.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.