Velocidade máxima dos ônibus será limitada a 50 km/h em São Paulo

A portaria publicada no Diário Oficial da Cidade dia 19, dá um prazo de 30 dias para as empresas que operam o sistema ajustem os limites de velocidade máxima no aparelho.

Nas faixas reversíveis, implantadas nos horários de pico, a velocidade máxima dos coletivos será de 40 km/h.

“A limitação é mecânica. Tem um limitador no ônibus e se ele acelerar acima de 50 km/h, ele não consegue, o motor não será alimentado de combustível e portanto não conseguirá exceder os 50 km/h”, disse o secretário municipal de Transportes e Mobilidade Sérgio Avelleda.

Para aumentar a segurança dos motoristas e pedestres foi aumentando o tempo de travessia em todos os corredores de ônibus. O ciclo dos semáforos para favorecer o pedestre também foi modificado.

Em nota, o SindMotoristas disse que “aprova a limitação da velocidade máxima em 50 km/h nos ônibus, que atuam no sistema de transporte urbano na cidade de São Paulo”. “No entanto, a redução de acidentes no trânsito da cidade requer a implantação de outras ações necessárias e complementares, como melhorias na sinalização que envolve placas, faixas e semáforos, campanhas permanentes de conscientização junto a motoristas, pedestres e demais agentes, fiscalização ao desrespeito às leis de trânsito, melhorias na pavimentação diminuindo a quantidade de buracos e outras avarias, e ampliação de faixas e corredores de ônibus. O Sindicato, de sua parte, fará um amplo trabalho de base nas garagens no sentido de orientar, treinar e conscientizar motoristas e cobradores para que hajam de forma respeitosa e humanizada no trânsito, sempre valorizando o bem-estar dos passageiros”.

Dados exclusivos obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação, revelam que os atropelamentos fatais de pedestres por ônibus na cidade de São Paulo cresceram 76%, entre janeiro e julho deste ano, na comparação com o mesmo período de 2016.

Nos sete primeiros meses deste ano, o número de pessoas que morreram atropeladas por ônibus municipais já supera o total de mortes registradas no ano passado inteiro.

De janeiro a julho de 2016 foram 17 vítimas. No mesmo período deste ano, esse número saltou para 30.

Em todo o ano passado, 28 pessoas morreram atropeladas por ônibus na cidade de são paulo, segundo dados da SPTrans, a empresa municipal de transporte.

A cidade de São Paulo tem mais de 14 mil ônibus que fazem as linhas municipais. Para o especialista em engenharia de transportes, Sergio Ejzenberg, um dos motivos que explicam o aumento do número de mortes é o constante problema com os semáforos nos últimos meses.

“A gente sabe que os semáforos entraram num processo de não fazer manutenção, começaram a ficar com lâmpada queimada… E o pedestre precisa da segurança do semáforo para atravessar. Se o semáforo não dá segurança. Ele não atravessa nem na faixa”, afirma Sergio Ejzenberg.

O especialista também defende uma fiscalização mais intensa da velocidade dos ônibus. ”não estão multando com a mesma intensidade, entra o “liberou geral”, a velocidade cresce, e aí mata mesmo”.

Segundo Sérgio Avelleda, secretário municipal de Transportes, não há informações que relacionem as mortes com a questão dos semáforos quebrados e não funcionando na capital. “Nós estamos levantando as causas de cada um dos atropelamentos e eu não tenho nenhuma informação até agora de atropelamento causado por ônibus em local onde o semáforo estava desligado”, disse.

Segundo ele, em 2016, os ônibus responderam por 27% dos atropelamentos. “De fato, a operação dos ônibus em São Paulo tem um nível de segurança inaceitável”, disse. Houve melhoria da fiscalização em pontos na Zona Sul de São Paulo, onde há avenidas com grande número de acidentes, e, segundo o secretário, foi incrementado o número de pontos de parada.

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Por Tatiana Santiago do G1 / SP.

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