De lojas, restaurantes e salões de beleza a startups e multinacionais, há sim a oferta de empregos. Porém, muitas vezes, essas oportunidades ficam escondidas, sem chegar a quem realmente procura. O publicitário José Celso de Oliveira, sempre via cartazes de emprego em lojas e restaurantes na região do seu trabalho, no centro de São Paulo.
Foi assim que nasceu a ideia do ‘Vi um trampo’, um projeto pessoal do publicitário, que enxergou no formato de rede coletiva a solução para essa falta de conexão. Por meio do Instagram (instagram.com/viumtrampo) o projeto compartilha fotos de vagas de todos os níveis e profissões, e funciona de forma colaborativa. Todo o conteúdo postado com a hashtag #viumtrampo ou recebido por email é compartilhado no perfil.
“A plaquinha fica sempre no canto, escondida. Com tanta gente procurando emprego, quantos vão ver um cartaz desses na rua?”, afirma.
“A ideia é alcançar o maior número de pessoas seguindo e enviando vagas para tentar fazer essa plaquinha realmente encontrar alguém que precise”, diz o idealizador do projeto. Já são mais de duzentas oportunidades recebidas e postadas e mensagens de pessoas que já conseguiram voltar a trabalhar com a ajuda do projeto.
Os seus seguidores colaboram, em média, enviando três anúncios por dia no seu e-mail, e Oliveira procura cartazes na rua durante seu intervalo de almoço. Quem quiser contribuir também pode postar fotos com a hashtag #viumtrampo com o endereço ou nome da empresa.
Ele já recebeu relatos de quem conseguiu trabalho acompanhando a conta. “Já fiquei desempregado, sei como é difícil. Se consegui ajudar uma pessoa com esse trabalho, já está ótimo. Fico feliz, emocionado mesmo.”
A página publica também anúncios de outras cidades, especialmente Belo Horizonte (MG), onde morava Oliveira —ele está em São Paulo há três anos.
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Da redação com informações Vi um trampo.