Vila Itororó, entre a Liberdade e Bela Vista, passa a receber atrações musicais aos domingos

O Otis Trio, formado no ABC Paulista, é inspirado nos estilos de jazz free, bebop e europeu. O show ocorre nos dias 16 de junho e 21 de julho. Já o Caverna Guitar Trio, com apresentações nos dias 23 de junho e 28 de julho, toca diversas vertentes da música experimental.

No dia 2 de julho, é a vez do quarteto 4 de Paus, com versões instrumentais de sucessos que vão dos anos 70 até os dias de hoje. O repertório traz músicas da banda Queen e de Amy Winehouse, entre outras, tocadas ao violino, viola e violoncelo. No dia 9, se apresenta a banda O Jazz Não Morde, que transita por diversas vertentes desse gênero musical.

Uma atração culinária gratuita também é oferecida aos domingos. A chef Marieta Diniz ensina a preparar diversos pratos com produtos da estação. Os interessados devem levar seus ingredientes.

A Vila Itororó

A Vila está localizada na encosta do Vale do Itororó, na divisa entre os bairros da Liberdade e da Bela Vista, na região central da cidade de São Paulo. Foto: Nelson Kon.

A Vila Itororó é um conjunto arquitetônico idealizado por Francisco de Castro, com mais de dez edificações construídas ao longo do século XX para fins residenciais e de lazer. A Vila está localizada na encosta do Vale do Itororó, na divisa entre os bairros da Liberdade e da Bela Vista, na região central da cidade de São Paulo. Ocupa uma área de cerca de 6.000 metros quadrados, no miolo de uma quadra. A Vila Itororó foi tombada como patrimônio pelo CONPRESP (órgão municipal) em 2002 e pelo CONDEPHAAT (órgão estadual) em 2005. Em 2006 foi decretada área de utilidade pública, tendo sido desapropriada pelo governo do Estado e pela prefeitura de São Paulo para fins culturais. A restauração da Vila Itororó, iniciada em 2013, é realizada através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e o Instituto Pedra.

A vila, construída entre 1922 e 1929, é composta por um palacete e 37 casas que foi feita sem um estilo arquitetônico definido pois a proposta era “de ocupação do espaço público pela comunidade”. Na época da construção, o riacho Itororó passava por ali, daí o nome da vila. Mais tarde, ele foi canalizado, mas dentro da vila foi construída a primeira piscina privada de uso público

A programação

Junho

Festa Junina Vila Itororó

Culinária Tradicional
Serão elaborados pratos típicos dos festejos de junho, usando a sazonalidade da época e servidas comidas típicas.
Onde: Polo Cultural Vila Itororó
Quando: 30/06
Horário: 17h

Encontro Público
Parceria com Instituto Goethe será realizada uma roda de conversa, abordando as reflexões dos futuros usos na Vila Itororó.
Quando: 30/06
Horário: 14h

Forró do Assaré

Foto: Getty Images.

Kadu Ayala e Banda Balaio de Gato trazem consigo um repertório recheado de canções clássicas do forró pé de serra. De Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, Gilberto Gil, Trio Nordestino passando pelas tradicionais canções de quadrilha para todos curtirem uma festa de São João na Vila Itororó.
Quando: 30/06
Horário: 17h

Domingo na Vila

Quarteto 4 De Paus

Quarteto 4 De Paus. Foto: Facebook / Reprodução.

O Quarteto 4 de Paus é uma idealização de Luiz Gustavo “Buda” Nascimento, que, a partir das atuações musicais que realizou com artistas de renome como Criolo, Tulipa Ruiz, Leo Cavalcanti, Will Holland, embarcou na aventura de escrever repertórios populares para poder atuar dentro desse universo com seu instrumento, o violino. Junto com Fábio Silva (violino), Renato Rossi (viola) e Leandro Tenorio (violoncelo), foi elaborada uma lista de músicas que vão dos anos 70 até os dias de hoje, abrangendo diversos estilos, desde ícones consagrados como The Doors, Joan Jett, Amy Winehouse, Beatles, Queen, até séries televisivas atuais, como Game of Thrones e Stranger Things.

Quando: 02/06
Horário: 13h

O Jazz Não Morde

O Jazz Não Morde resgata a sonoridade da música americana do início do séc XX e da cultura musical de Nova Orleans, trazendo em seu repertório novos arranjos dentro do universo do Traditional Jazz, Dixieland, Swing Jazz e Blues. Improvisos conduzem cada apresentação de forma única, mantendo uma atmosfera dinâmica e divertida na execução do jazz na sua forma mais popular. O trio é formado por Rodrigo Borghi (voz, banjo e violão), Chico Toledo (trompete e voz) e Denizard Basílio (saxofone tenor).

Quando: 09/06
Horário: 13h

Otis Trio

Otis Trio. Foto: Marcelo Vitorino.

Formado em 2007, no ABC Paulista, o Otis Trio tem como inspiração o free jazz, bebop, jazz europeu e experimentalismos. Traz, além de um espírito contemporâneo, uma atitude musical para o cenário da cultura independente e uma nova cara para a cena instrumental brasileira. No início, era para ser apenas um grupo de estudo de algumas composições de jazz, mas o vigor autoral do grupo deu voz às primeiras ideias musicais da banda.

Quando: 16/06
Horário: 13h

Caverna Guitar Trio

O guitarrista Caverna. Foto: Divulgação.

O projeto consiste em uma série de apresentações musicais na Vila Itororó, resgatando o cenário da música instrumental em diversas vertentes, ressaltando a música brasileira. 

Quando: 23/06
Horário: 13h

Julho

Quarteto de Paus

O Quarteto 4 de Paus é uma idealização de Luiz Gustavo “Buda” Nascimento, que a partir das atuações musicais que realizou com artistas de renome como Criolo, Tulipa Ruiz, Leo Cavalcanti, Will Holland, dentre outros, embarcou na aventura de escrever repertórios populares para poder atuar dentro desse universo com seu instrumento, o violino. Junto com Fábio Silva (violino), Renato Rossi (viola) e Leandro Tenorio (violoncelo) foi elaborada uma lista de músicas que vão dos anos 70 até os dias de hoje, abrangendo diversos estilos desde ícones consagrados como The Doors, Joan Jett, Amy Winehouse, Beatles, Queen, até séries atuais como Game of Thrones e Stranger Things.

Quando: 07/07
Horário: 13h

Jazz não morde

O grupo Jazz não Morde. Fot: Divulgação.

O Jazz Não Morde resgata a sonoridade da música americana do início do séc XX e da cultura musical de New Orleans, trazendo em seu repertório rearranjos dentro do universo do Traditional Jazz, Dixieland, Swing Jazz e Blues. Improvisos conduzem cada apresentação de forma única mantendo uma atmosfera dinâmica e divertida na execução do jazz na sua forma mais popular. O trio é formado por Rodrigo Borghi (Voz, Banjo e Violão), Chico Toledo (Trompete e Voz) e Denizard Basílio (Saxofone Tenor).

Quando: 14/07
Horário: 13h

Otis Trio

Formado em 2007, no ABC Paulista, a banda Otis Trio inspirada pelo free jazz, be-bop, jazz europeu e experimentalismos, traz além de um espírito contemporâneo, uma atitude musical para o cenário da cultura independente e uma nova cara para a cena instrumental brasileira. No início era para ser apenas um grupo de estudo de algumas composições de jazz, mas o vigor autoral do grupo deu voz as primeiras ideias musicais da banda.

Quando: 21/07
Horário: 13h

Caverna Guitar Trio

O projeto consiste em uma série de apresentações musicais na Vila Itororó, resgatando o cenário da música instrumental em diversas vertentes, livre para todos os públicos, aproximando o público da música instrumental popular, ressaltando a linguagem da música brasileira. 

Quando: 28/07
Horário: 13h

Serviço

Polo Cultural Vila Itororó. 
R. Pedroso, 238 – Bela Vista, São Paulo – SP, 01321-001.
Telefone: (11) 3253-0187.

***
Com informações da Secretaria Municipal de Cultura.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.