‘We Save Homeless‘ (Nós Salvamos Sem Teto): aplicativo francês facilita ajuda aos desabrigados

Presente em todas as cidades, mas invisíveis para muitos, os sem teto são uma parte significativa da população. Se entidades mobilizam todos os seus esforços para atender às necessidades dos sem teto, continua sendo difícil para elas coordenarem as suas ações. Pensado para facilitar essa solidariedade e ajudar as pessoas que vivem nas ruas, estudantes da Lille EPITECH desenvolveram, em seu projeto de graduação, um aplicativo gratuito.

O app “We Save Homeless”, permite a entidades, e também a todas as organizações que ajudam os sem-teto, (SAMU, serviços sociais, ONGs), coordenar o seu trabalho. Ela informa aos serviços sobre as necessidades dos desabrigados que vivem em determinada região e sincroniza essas informações. As necessidades dos sem-teto são compiladas em um cartao de identificação pessoal sem endereço. São estabelecidos pontos de reunião para onde o proprietário do cartão pode ir para ser atendido. Tudo é feito respeitando os direitos e informação pessoal de cada beneficiário.
  

Mas além da assistência a todos aqueles que cuidam de desabrigados, o “We Save Homeless” também é destinado às pessoas que querem, também, ajudar aos necessitados. Se um cidadão vê um sem-teto na rua, poderá sinalizar se ele precisa de cobertores ou alimentos, e entrar em contato com as associações através do app.

“Queremos que o aplicativo dê a possibilidade a qualquer um de mudar este cenário, para fazer com que homens e mulheres de rua deixem de ser invisíveis”, disse Raphael Thiebault, co-criador de “We Save Homeless”.

“We Save Homeless” já está disponível para smartphones com Windows e Android e em breve estreia no iOS. O aplicativo também teve destaque nos Estados Unidos onde foi apresentado na Consumer Electronic Show, em Las Vegas em janeiro. Por enquanto, o aplicativo ainda está em fase de experimentaçao e deve ser lançado em março em conjunto com algumas entidades. Se os resultados forem positivos, a sua utilização será ampliada e qualquer pessoa pode melhorar o dia a dia de um sem teto, simplesmente acessando o seu smartphone.​

***
Por Justine Machuelle no Daily Geek (*francês). Tradução Isabelle Dossa.

 

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.