Antes do projeto, conta Monica, as escolas não aproveitavam grandes áreas livres de que dispunham para nenhuma atividade. “Quando cheguei na Dona Leopoldina, fiquei em estado de choque ao ver uma escola com uma área enorme, mas abandonada. Nenhum incentivo ao brincar com a natureza. Para evitar formigas e outros insetos, a escola era frequentemente dedetizada.” “Em uma área cimentada e sombreada, forrada de tapete verde imitando grama, os alunos passavam o recreio”, escreve.
O projeto trouxe as atividades ecológicas para o dia a dia das crianças, acompanhado de discussões e leituras sobre água e qualidade de vida, segurança alimentar e nutrição, preservação de recursos naturais, uso de energias renováveis e limpas e gestão de resíduos, entre outros temas.
Indicado para educadores e interessados em desenvolver programas em unidades de ensino, o livro apresenta a metodologia e as dinâmicas do projeto mutirões, oficinas utilizadas nas duas escolas para engajar professores, funcionários, crianças, pais e mães de alunos. “Desejo que esta leitura possa inspirar a desenvolver projetos similares nas escolas”, escreve Mônica na apresentação do livro.
Para quem quiser complementar a leitura com um manual prático com dicas sobre tipos de ferramentas, épocas de plantio e colheita, tipos de plantas e consórcios a própria Mônica indica o livro “Horta Escolar”, com textos de Amanda Frug, Bruno Helvécio, Lucas Ciola e Peter Webb. Também fruto de uma experiência em escolas que mantêm hortas e práticas de ensino ao ar livre, o livro está disponível online.
Serviço
Dedo Verde na Escola – Cultivando a Alfabetização Ecológica na Educação Infantil.
Autora Mônica Pilz Borba.
Editora Appris Ltda.
Preço 38,00.
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Mara Gama é jornalista com especialização em design, roteirista e consultora de qualidade de texto. *Artigo publicado originalmente em seu blog na Folha de S.Paulo.