Olhar para o contexto tipográfico local, através de estudos históricos na forma de mapas antigos, foi o conceito inicial para a peça que também foi adequada para mostrar como a expansão urbana mudou de uma forma tão dramática e interessante ao longo dos últimos 400 anos.
O conceito para o projeto instalado na 66 Wigmore Street nasceu do questionamento das convenções históricas de como a arte e a arquitetura podem existir no ambiente construído, de uma forma simbiótica e baseado nesta antiga relação.
Criado em Stevenage, Lee obteve formação em metalurgia e ourivesaria antes de fazer mestrado no Royal College of Art. Seus trabalhos anteriores são, de certo modo, a gênese de Quadrilinear, e afirmam o interesse do artista por mapas e cartografias. Para tirar a escultura do papel, Simmons trabalhou em colaboração com arquitetos, engenheiros e fabricantes.
Os engenheiros trabalharam com os fabricantes da Littlehampton Welding, especialista em estruturas para arquitetura a fim de realizar a escultura. Finas chapas de aço foram unidas por 1.200 barras de aço inoxidável para criar uma ligeira curvatura. Simmons usa normalmente o aço inoxidável como seu principal meio de expressão, pois é resistente e de baixa manutenção.
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Fonte: Arch Daily (Inglês).