As esculturas possuem a forma e tamanho original de uma caçamba de entulho, porém são vazadas e constituídas somente por linhas de metal em seu contorno, provocando uma reflexão sobre o excesso de lixo produzido pela sociedade. Atualmente, 20 mil toneladas de resíduos são geradas por dia na metrópole e existem milhares de pontos irregulares onde as pessoas descartam de tudo.
“A intervenção apontará um novo significado visual para um objeto cotidiano que serve para sumir com o lixo, mas o lixo não desaparece, ele muda de lugar, explica Srur. O artista ressalta que as caçambas conceituais também refletem sobre a necessidade de descarte dos nossos resíduos mentais diários e envolvem ideias e pensamentos inúteis para a sociedade e para nós mesmos.
Durante a exposição, as esculturas serão movimentadas periodicamente e instaladas em outros pontos urbanos, assim, gradualmente irão migrando para a periferia da cidade. “Não existe mágica com o nosso lixo! O deslocamento das esculturas simboliza este desaparecimento perverso dos resíduos para lugares distantes e menos assistidos da sociedade”.
No decorrer da exposição, o artista fará um ensaio fotográfico dos pontos caóticos onde as caçambas estão instaladas, abordando alguns pontos dramáticos da metrópole onde o entulho e o descarte irregular dominam a paisagem urbana.
Além dos locais inicialmente ocupados na cidade, Srur participa com a obra “Caçambas” na exposição Ambiental: arte e movimentos, no MuBE – Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia. A mostra tem como objetivo reafirmar a vocação do museu na defesa do meio ambiente. A curadoria é organizada pelo museu e a Fundação SOS Mata Atlântica. Na mostra, Srur apresenta um vídeo da obra produzido dentro do CEAGESP, onde toneladas de comida são desperdiçadas diariamente.
Veja abaixo a localização onde ficarão expostas as 15 caçambas:
– MuBE
– Av. Europa X Rua Groenlândia
– Praça Adolfo Bloch
– Av. 9 de julho X Av. Cidade Jardim
– Estação Oscar Freire
– Av. Cidade Jardim X Av. Faria Lima
– Av. Morumbi X Av. Oscar Americano
– Shopping JK Iguatemi
– Ponte Cidade Jardim
– Jockey Club
– Jockey Club 2
– Av. Francisco Morato X Av. Vital Brasil
– Largo da Batata
– Rodovia Raposo Tavares
– Rua Alvarenga X Rua Camargo.
***
Fonte: Estadão Sustentabilidade.