Com exibição de clássicos, contemporâneos, animações e documentários que prestigiam a cultura, arte, história e os costumes da Itália, o evento acontece entre terça-feira e domingo, até 30 de junho. Entre os filmes em cartaz estão “Tudo na Frente dos Olhos”, de Walter Veltroni, “Menocchio”, de Alberto Fasulo, “Amigos como Antes”, de Christian De Sica, e “Só Nos Resta o Crime”, de Massimiliano Bruno.
A edição do festival é organizada pelo economista Francesco Paternò, pelo executivo de multinacionais Antonio Sgrò e pelo ex-presidente da Cinecittà Alessandro Battisti.
Confira a programação completa:
25 de junho
18h – Filme: Tudo na Frente dos Olhos.
O longa narra o comovente testemunho registrado por Walter Veltroni de Sami Modiano, deportado quando criança para Birkenau e milagrosamente sobrevivido à tragedia do Holocausto.
20h – Filme Menocchio.
A história acontece em torno da Igreja Católica Romana. Ao identificar na Reforma Protestante uma ameaça capaz de afetar a própria hegemonia, a Igreja lança a primeira sistemática guerra ideológica produzida por um Estado para ter o controle total sobre as consciências.
26 de junho
18h – Debate: Vozes femininas no audiovisual brasileiro.
Moderadora: Beatriz Farrugia (Jornalista ANSA) Presença de Carolina Kostcho (roteirista) e Julia Priolli (Roteirista).
20h – Filme: Amigos Como Antes
O longa conta a história de Cesare Proietti, gerente do Relais Colombo, um hotel de luxo em Milão, que, ao ser demitido, se veste como uma mulher para se candidatar a vaga de cuidador do proprietário do mesmo hotel.
27 de junho
“Bagatela” é um documentário de 52 minutos que acompanha a história de Maria Aparecida e Sueli, mulheres presas por pequenos furtos, e de Sônia Drigo, uma advogada que, voluntariamente, se propôs a defendê-las.
18h – Discussão aberta sobre o filme Bagatela.
Presença de Clara Ramos (Diretora), Marina Dias (Roteirista) e Sonia Drigo (Advogada).
19h – Documentário: Sem Pena.
O filme investiga a precária vida nas prisões do Brasil e os medos, preconceitos e equívocos que assombram o tema.
20h – Filme: Só Nos Resta.
O Crime O longa narra a história de três amigos que fizeram da arte da sobrevivência um estilo de vida e voltaram aos anos 1980.
28 de junho
18h – Filme: João, o Maestro.
A história passa em torno da vida de João Carlos Martins, considerado um prodígio do piano que conquistou fama internacional. Ele tentou a carreira política, mas teve problemas ao ser acusado de fraude.
20h – Filme: Os Mosqueteiros do Rei.
O filme é uma comédia de aventura que apresenta os mosqueteiros, D’Artagnan, Porthos, Aramis e Athos, retratados numa chave puramente autodepreciativa e desencantada, numa série de aventuras destinadas a salvar o rei Luís XIV.
29 de junho
20h – Amigos Como Antes.
O longa conta a história de Cesare Proietti, gerente do Relais Colombo, um hotel de luxo em Milão, que, ao ser demitido, se veste como uma mulher para se candidatar a vaga de cuidador do proprietário do mesmo hotel.
30 de junho
16h às 17h50 – Exibição de curta-metragens.
18h – Documentário: A Felicidade Humana
A produção retrata uma pesquisa sobre o conteúdo da felicidade nos tempos atuais.
Serviço
Italian Film Fest
De 25 a 30 de junho.
Unibes Cultural.
Rua Oscar Freire, 2500 – Sumaré, São Paulo.
Estação Sumaré do Metrô.
Telefone: (11) 3065-4333.
***
Fonte: ANSA.