Da Redação.
Os Estados Unidos são um dos destinos preferidos dos brasileiros que deixam o Brasil e buscam uma nova vida no exterior. Além de qualidade de vida e educação de ponta, os brasileiros encontram no país um mercado de trabalho aquecido, com muitas oportunidades em diversas áreas de atuação. E a alta demanda por profissionais qualificados favorece os imigrantes que escolhem os EUA como moradia.
Dados do Itamaraty mostram que cerca de 1,9 milhão de imigrantes brasileiros vivem em solo americano, sendo Nova York a maior comunidade brasileira nos Estados Unidos. Isso representa um aumento de quase 20% em relação a 2016, quando foram registrados 1,5 milhão de brasileiros na terra do Tio Sam. Em 2024, a expectativa é a de que esse número chegue a 2 milhões de pessoas.
E esses imigrantes compartilham dos mesmos desejos: mais qualidade de vida para a família, segurança, melhores oportunidades acadêmicas e profissionais e estabilidade financeira. Todos eles buscam viver o sonho americano, que já está sendo vivido por mais de 140 mil brasileiros que receberam o Green Card nos últimos sete anos. O documento legal garante o direito à residência permanente nos Estados Unidos.
Uma das principais razões para o crescente número de brasileiros nos EUA é a falta de mão de obra qualificada no país. Isso leva ao principal motivo que explica o interesse do governo americano em conceder o Green Card para profissionais brasileiros e de outras nacionalidades. “Os Estados Unidos enfrentam uma escassez de profissionais especializados em diversas áreas de atuação, como medicina, odontologia, enfermagem, engenharia, TI, aviação, entre outras”, detalha Bruno Parreira, advogado especialista em imigração e sócio da Premium Global Mobility Partner.
Mercado de trabalho dos EUA está bem preparado para receber imigrantes
Cada vez mais, o mercado de trabalho nos Estados Unidos se prepara para receber mão de obra imigrante. A crescente demanda por profissionais qualificados mantém o mercado aquecido, favorecendo profissionais estrangeiros que buscam nos Estados Unidos uma oportunidade de crescimento profissional.
O ano de 2023 registrou mais de 2,7 milhões de vagas de emprego em diferentes campos de atuação, conforme dados divulgados pelo site Terra. Atualmente, os Estados Unidos vivem uma realidade onde há mais vagas de trabalho disponíveis do que pessoas aptas para preenchê-las. Dessa forma, o país conta com a qualificação dos imigrantes para atender à demanda. E dentro dessa realidade, muitos brasileiros se destacam profissionalmente pela formação acadêmica e capacidade técnica. Isso os torna ótimos candidatos ao Green Card.
Oportunidade para imigrantes
O problema dos Estados Unidos pode ser um grande oportunidade para estrangeiros qualificados e que querem, de forma legal, contribuir com o mercado de trabalho americano. Para atrair estes profissionais, o governo dos EUA disponibiliza cotas anuais de green cards para profissionais que consigam demonstrar experiência e carreiras bem-sucedidas e, em muitos casos, formação acadêmica superior.
Os chamados vistos EB (Employment-Based) são voltados exatamente para este tipo de profissional que chegará aos EUA e ajudará a resolver o problema da falta de mão-de-obra qualificada, e podem ser concedidos com base em habilidades extraordinárias, ofertas fixas de emprego ou capacidade de investimento no país. E os brasileiros estão entre os mais beneficiados com estes vistos. Somente nos últimos sete anos, aproximadamente 65 mil green cards foram emitidos para imigrantes oriundos do Brasil que solicitaram os vistos EB, tendo como mais populares o EB-2 NIW (profissionais com habilidades diferenciadas e carreiras de sucesso) e o EB-3 (imigração com oferta de trabalho).
***
Da Redação.