Na Zona Sul, o Parque das Bicicletas é devolvido à cidade

Desde setembro de 2011, mais da metade da área verde e das pistas estava interditada para as obras de expansão da Linha 5 – Lilás do metrô. Sob o parque, foi construída um pátio de estacionamento e manobras dos trens. A expectativa inicial era de que as obras ali estivessem concluídas em 2015, mas vários atrasos se sucederam.

Durante os trabalhos de expansão da linha, a área foi interditada, as árvores removidas e uma grande vala a céu aberto foi feita e cercada por tapumes.

O Parque fica entre as estações Moema – já inaugurada e atualmente em operação assistida (sem cobrança de entrada e com horário limitado) e AACD Servidor, que externamente parece estar pronta e já deveria estar em funcionamento, mas por enquanto não há aviso oficial sobre sua abertura.

A expectativa é de que as inaugurações das próximas estações da linha 5 (incluindo Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin) ocorram ainda este semestre. Só a estação Campo Belo deve ficar para o final de 2018 – se não houver outros atrasos de cronograma.

Localizado na Alameda Iraé, 35, zona sul, a área fica no cruzamento das avenidas Indianópolis e Ibirapuera, na divisa entre Vila Clementino e Moema.

Os dois túneis construídos a partir do Parque ficaram adjacentes à avenida Ibirapuera e foram construídos a partir de uma grande vala retangular com 80m de comprimento, 40m de largura e 26m de altura, pelo método VCA (vala a céu aberto).

Logo após o estacionamento de trens, o traçado da obra da Linha 5 prossegue em curva à direita, passando em túnel próximo ao pavilhão poliesportivo e seguindo a diretriz da rua Pedro de Toledo em direção às estações Santa Cruz (Linha 1-Azul) e Chácara Klabin (Linha 2-Verde).

Parque

Desde setembro de 2011, mais da metade da área verde e das pistas estava interditada para as obras de expansão da Linha 5 – Lilás do metrô. Foto: Divulgação.

O Parque das Bicicletas ocupa área pertencente à Prefeitura, que inclui também o Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), O CE Mané Garrincha, CECCO Ibirapuera e a Secretaria de Esportes. A área, aliás, é gerenciada pela Secretaria de Esportes que não soube informar quantas árvores foram removidas e nem se o total delas já foi replantado.

O metrô havia prometido o replantio, além de projetos de urbanização e paisagismo específicos para a região do parque e adjacências. O entorno da nova estação já conta com algumas árvores novas e canteiros e o parque, embora não tenham sido divulgados números oficiais, também.

Além de área verde que conta com bancos e mesas, o Parque das Bicicletas tem  destinada à circulação de bicicletas, skates e patins e brinquedos de playground.

Inaugurado em agosto de 2000, o parque tem também academia ao ar livre e permaneceu aberto durante as obras, sempre das 6h às 22h, ainda que ocupando área menor.

Localizado na Alameda Iraé, 35, zona sul, a área fica no cruzamento das avenidas Indianópolis e Ibirapuera, na divisa entre Vila Clementino e Moema.

O Parque tem área destinada à circulação de bicicletas, skates e patins e brinquedos de playground. Foto: Jornal da Zona Sul.

Serviço

Parque das Bicicletas
Endereço: Alameda Iraé, 35 – esquina com a Avenida Indianópolis.
Horário: diariamente, das 6h às 22h.
Tel.: 5511 3396-6543.
Entrada franca.

***
Fonte: Jornal da Zona Sul.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.