A iniciativa da Renault está conectada ao papel do Cubo Itaú em estimular a transformação cultural e digital das grandes empresas, gerando relevância e fortalecendo o ecossistema de startups. “O Cubo Itaú tem ajudado o mercado a trabalhar em conjunto, e percebemos que a resposta está sendo muito positiva, a exemplo desta nova parceria com a Renault. Mais uma grande empresa chegando para agregar valor ao nosso time de mantenedores, reforçando o alto nível das trocas e ensinamentos”, diz Reynaldo Gama, head de operações e corporates do Cubo Itaú.
Compartilhamento e mobilidade
A iniciativa de carsharing para os colaboradores de São Paulo é uma continuidade do lançamento que a Renault fez no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais, no Paraná, que após uma prova de conceito (POC) passou a oferecer o sistema de carsharing para todos os colaboradores da Renault. Por meio do aplicativo Renault Mobility, a marca disponibiliza os veículos de frota para uso compartilhado. O colaborador pode reservar um veículo em qualquer horário e dia da semana, retirá-lo e devolvê-lo local de trabalho.
Outra iniciativa de carsharing é em parceria com a MRV em um condomínio de Belo Horizonte, Minas Gerais. Neste caso os moradores têm à disposição duas unidades do Zoe para uso compartilhado. Todo o processo é feito pelo aplicativo Renault Mobility. Em breve outro projeto como esse será lançado em um condomínio da MRV em São Paulo.
O Grupo Renault possui vários projetos de mobilidade no mundo. Entre eles o Moov’in Paris, serviço de compartilhamento de veículos para reserva imediata. O projeto foi desenvolvido na França e oferece 100 Zoe e 20 Twizy para uso compartilhado. Além de Paris, a montadora também oferece serviço similar em Madri, na Espanha.
Próximos passos
A montadora francesa faz parte do Alliance Venture, um fundo que conta também com empresas como Nissan e Mitsubishi. De acordo com Francois Dossa, presidente do fundo, existe um plano de inserir o Brasil no roteiro de investimentos de startups.
Vale destacar que a montadora é líder na venda de carros 100% elétricos na Europa, de modo que esse é um mercado que cresceu 45% no ano passado. De acordo com Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil., a empresa está focada em soluções que vão além das discussões que dominam o segmento automobilístico atualmente.
“A Renault tem o ‘know-how’ em projetos de mobilidade de diversos tipos mundo afora e agora traz essa expertise ao Brasil. Mais do que oferecer soluções em mobilidade, queremos ser referência em mobilidade sustentável no Brasil”, diz.
***
Fonte: Future Transport.