‘Estrada inteligente’ é inaugurada no estado da Virgínia, EUA, para evitar acidentes de trânsito

Os carros compatíveis com a estrada serão beneficiados com alertas sobre sinalização, manutenção de via, etc. Para isto, a comunicação ocorre através da amplitude (frequência) 5,9 GHz, que inclusive é reservada especificamente para a tecnologia nos EUA.

Já a moderna estratégia C-V2X, estabelece uma conexão independentemente da existência de redes de celulares no local. Tal característica possibilita, entre outras vantagens, que quando o carro estiver próximo a um estreitamento de pista em função de homens trabalhando, o sistema compute esta informação e ainda alerte o motorista sobre a situação. Outra funcionalidade que a tecnologia possui é o oferecimento de recomendações sobre velocidade média na via para que o automóvel passe por semáforos verdes em apenas uma sequência.

A estrada inteligente da Virgínia contará com conversas entre via e carros para garantir segurança e evitar acidentes de trânsito. Imagem: Zapp2Photo / Shutterstock.

Para que os serviços da rodovia sejam completos, os trabalhadores do Departamento de Transporte da Virgínia também trabalharão equipados com coletes conectados à plataforma V2X. Desta maneira, quando estiverem atuando em melhoras na via, os motoristas serão orientados a reduzir a velocidade durante o trajeto.

Ainda cabe destacar que no experimento da nova estrada conectada, foram utilizados carros da gigante Audi. O modelo Q8 protagonizou os testes e serviu de lembrete de que esta rua especifica ainda não está apta a carros de direção autônoma. A Qualcomm forneceu os sensores necessários ao empreendimento.

Imagem: reprodução.

“A implantação da Virgínia é um marco significativo, servindo como um ponto de prova bem-sucedido que mostra organizações públicas e privadas trabalhando juntas para aplicar C- V2X para alcançar benefícios de segurança e mobilidade transformadores”, destacou Jim Misener, diretor sênior de gerenciamento de produto da Qualcomm Technologies, sobre a iniciativa.

Rodovia inteligente em Michigan

Em agosto deste ano, a governadora do estado americano de Michigan, Gretchen Whitmer, anunciou a construção de uma rodovia inteligente que ligará as cidades de Detroit e Ann Arbor. De acordo com o site Michigan Economic Development Corporation (MEDC), a estrada deverá ter 64 quilômetros e promete colocar Michigan na liderança pela busca da infraestrutura moderna. A intenção é que o empreendimento use de um modelo digital para dedicar as faixas de transporte somente a veículos autônomos, possibilitando a conversa entre estrada e veículos.

***
Fonte: Qualcomm / Tele.Síntese.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.