Bogotá, na Colômbia, tem o primeiro circuito perimetral de bicicletas da América Latina

Por Laura Valentina Mercado

Nesta segunda-feira festiva, no Dia Mundial da Bicicleta, vale destacar que Bogotá aos poucos conquistou o reconhecimento de ser a ‘capital mundial da bicicleta’. E não é à toa, já que possui mais de 630 quilômetros de ciclovias e, além disso, o primeiro circuito perimetral em torno de uma capital da América Latina.

reservas guasca
Reservas em Guasca podem ser desfrutadas de bicicleta. Foto: Divulgação.

Este percurso, denominado Circuito Bici da Região de Bogotá, tem 300 quilômetros e faz fronteira com os municípios de Usme e Ciudad Bolívar, em Bogotá, além dos municípios de Bojacá, Chipaque, Choachí, Guasca, Guatavita, Gachancipá, La Calera, Madrid, Sibaté , Soacha, Tabio, Tenjo, Tocancipá, Ubaque e Zipaquirá, em Cundinamarca. A Região Administrativa e de Planejamento Especial da região centro (RAP-E) é responsável pela manutenção desta rota que, embora exista desde 2021, foi relançada no final de maio, 

Há uma oferta turística, gastronômica e patrimonial cultural. Existem muitos pontos em termos ambientais que podemos mostrar ao mundo. Por isso a nossa aposta é que este tipo de espaço seja cada vez mais atrativo para o turismo, e o que isso implica em termos econômicos, sociais e, sobretudo, ambientais”, afirmou o prefeito Galán após percorrer um dos oito percursos que o circuito possui.

bogota circuito bici placa
Placa do percurso Mountãnas Legendárias. Foto: Divulgação.

Por sua vez, Ricardo Agudelo, gestor da RAP-E, afirmou ao jornal El Tiempo que a entidade decidiu relançá-la porque “é uma época em que as pessoas saem de férias”, e o seu objetivo é que “Faça as coisas perto da cidade, consuma o que é seu e descubra todos os atrativos naturais e culturais que ele tem a oferecer.

Acrescentou que o circuito, “devidamente demarcado e sinalizado para animar a experiência”, é único no seu gênero, talvez só comparável à Cicla Madrid, na Espanha. “É por isso que é um tesouro que devemos cuidar, pelas suas paisagens, pelos espaços urbanos e por todo o patrimônio cultural que pode ser descoberto sobre duas rodas”, disse o gestor.

As oito rotas do Circuito Bici da Região de Bogotá

O circuito tem oito segmentos diferentes (ver gráfico abaixo), cada um com dificuldade diferente para os usuários e em extensão: Canion del Rio Blanco, Florecer de la Sabana, Reto del Campeón, Mountãnas Legendárias, Rocas de Origen, Del Campo a la Ciudad, Sendero del Frailejón e Camino del Cóndor.

Os passeios são gratuitos e obedecem “à demarcação e às normas internacionais”, segundo Agudelo. Além disso, no site da RAP-E encontram-se todos os detalhes de cada um dos segmentos, relacionados coma duração, o clima e os principais atrativos turísticos de cada município”.

Lá, acrescentou o gestor da entidade, também podem encontrar informações sobre os operadores turísticos, que são pessoas da comunidade, majoritariamente jovens, que foram formados em dois temas: cuidados com o meio ambiente e passeios de bicicleta.

Esses operadores são responsáveis ​​por atender e monitorar os visitantes e ajudar em qualquer eventualidade. É preciso lembrar que Agudelo disse que os percursos costumam ser muito seguros. Porém, é sempre recomendável estar acompanhado, pois em caso de roubo ou acidente o operador pode alertar a Polícia ou um posto de saúde próximo.

O gestor da RAP-E acrescentou que, em três anos de funcionamento, estes passeios têm se tornado cada vez mais populares entre a população de todas as idades, impulsionando também a economia rural e a importância da bicicleta para Cundinamarca.

bogota circuito bici ciclistas placa
O circuito tem oito segmentos diferentes cada um com dificuldade diferente. Foto: Divulgação.

Em meio à ascensão na região, do turismo de natureza, mais do que um instrumento esportivo ou meio de transporte, a bicicleta tornou-se um símbolo cultural. Antes era muito rural, mas agora também se voltou para o ambiente urbano”, comentou Agudelo.

Queremos que os prefeitos dos municípios estejam mais envolvidos e que haja muita participação da comunidade. Os agricultores são 750 mil homens e mulheres que se dedicam à produção dos nossos alimentos e que foram abandonados por questões culturais e econômicas, a maioria recebe menos de um salário mínimo”, acrescentou Agudelo.

No Dia Mundial da Bicicleta, além da oferta existente na região e dos conselhos envolvidos, o Instituto Distrital de Recreação e Desporto (IDRD) tem também uma série de atividades preparadas na capital para toda a família.

***
Com informações El Tiempo.

Tags

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on email
No data was found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Categorias

Cadastre-se e receba nossa newsletter com notícias sobre o mundo das cidades e as cidades do mundo.

O São Paulo São é uma plataforma multimídia dedicada a promover a conexão dos moradores de São Paulo com a cidade, e estimular o envolvimento e a ação dos cidadãos com as questões urbanas que impactam o dia a dia de todos.