A imagem que fazemos da cidade é resultado do misto de uma experiência sensorial e racional, em especial durante o deslocamento por seus caminhos quase sempre tortuosos. Observamos, sentimos e elaboramos o ambiente na medida em que fruimos pelo espaço público.
No CalçadaSP estamos sempre pensando em como construir novas formas de experimentar a cidade. Descobrimos as Calçadas, mas também queremos saber o que as pessoas possuem de referências afetivas relacionadas aos lugares da cidade e o que mais podemos agregar como valor para despertar uma nova relação com o espaço público. O afeto é fundamental para a percepção do urbano e novos pontos de referência podem desenhar caminhos nunca antes imaginados.
Por isso gostamos tanto da Jornada do Patrimônio como forma de sensibilizar o cidadão para a importância do conhecimento e da preservação do patrimônio. Iniciada na França em 1984, a Jornada de Portas Abertas inspirou outros países a adotarem iniciativas semelhantes. Foi oficializada em 1991 pela Comunidade Europeia quando adotam a designação de Jornadas Européias do Patrimônio.
Em 2015, o Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e a Secretaria Municial de Cultura da cidade de São Paulo promoveram a 1.a Jornada do Patrimônio Paulistana. Por aqui ela é assim definida:
“A Jornada do Patrimônio tem como principal objetivo estimular a população a reconhecer os patrimônios históricos e culturais paulistanos, que tratam da memória e identidade dos diferentes grupos sociais presentes na cidade.” www.jornadasp.com
Composta por atividades que acontecem concomitantemente em vários locais e horários durante o final de semana, sua agenda múltipla e diversa incentiva o delocamento para a realização de visitas a diferentes locais de preservação patrimonial, além da possibilidade de participar em oficinas e rodas de conversa. Tudo para proporcionar novas experiências com a cidade, além de criar memória afetiva com os espaços e lugares.
Com o tema Memória Paulistana, a edição de 2019 da Jornada do Patrimônio em São Paulo (a ser realizada dias 17 e 18 de agosto) oferece a modalidade Roteiros de Memória trazendo passeios culturais que envolvem a visita orientada a imóveis, edificações e espaços com valor cultural, histórico, arquitetônico e urbanístico.
Roteiro de Memória do CalçadaSP
Não podíamos ficar de fora dessa edição. Para isso, mapeamos os edifícios do período Moderno de São Paulo (1930 a 1968) que foram tombados pelo Patrimônio Histórico e montamos um percurso que passa por edifícios modernos à arquitetura eclética. O trajeto é todo plano, o que facilita o caminhar, e articulado com grandes áreas abertas.
Mais do que arquitetura e fachadas, desfrutaremos das histórias e curiosidades além de, claro, chamar a atenção para o chão que conduz até eles. É no impacto lúdico e afetivo que refletiremos sobre o quanto cidade e cidadãos valorizam e preservam o bem que nos forma e transforma: o patrimônio.
Serviço
Calçada SP – Caminhos da Arquitetura Moderna
Data 17/08 (sab) e 18/08 (dom).
Horário: 10h (procure chegar com 10 min de antecedência).
Ponto de enconto: Praça Ramos De Azevedo, 131 – Casas Bahia – em frente ao Theatro Municipal.
Inscrições requeridas pelo email: wans.spiess@gmail.com
Siga o CalçadaSP no Instagram (https://www.instagram.com/calcadasp/) e use #calçadasp para compartilhar suas fotos, elas podem fazer parte da galeria de calçadas do projeto.
***
Por Wans Spiess / Calçada SP. Edição: São Paulo São.