Por Kim Willsher de Paris.
A Prefeitura de Paris vai impor taxas de estacionamento mais altas aos proprietários de utilitários esportivos, SUVs em sua batalha para reduzir a poluição na capital.
Os detalhes dos valores não foram anunciados, mas o tamanho, o peso do veículo e seu motor serão levados em consideração.
Espera-se que os veículos elétricos e aqueles com famílias numerosas que precisam de um carro maior escapem do aumento que entrará em vigor em 1º de janeiro de 2024.
Os vereadores da Câmara Municipal de Paris aprovaram a medida em uma votação unânime no mês passado. Frédéric Badina-Serpette, um vereador do partido ecológico EELV que propôs o aumento das taxas, disse: “Gostaríamos que a cidade de Paris mudasse o preço do estacionamento pago para torná-lo progressivo de acordo com o peso e o tamanho dos veículos“.
Ele disse ainda, que o objetivo era “focar em um absurdo: a autobesidade… o crescimento inexorável do peso e do tamanho dos veículos que circulam em nossas cidades, e particularmente em Paris“.
As autoridades afirmam que o número de SUVs na cidade aumentou 60% nos últimos quatro anos e que agora eles representam 15% dos 1,15 milhão de veículos particulares estacionados em Paris todas as noites. Eles esperam que o aumento das taxas freie essa expansão e incentive a compra de veículos mais leves.
“A partir de 1º de janeiro de 2024, os proprietários de SUVs podem esperar pagar taxas mais altas para estacionar na capital francesa”, disse o Conselho Municipal em um comunicado.
David Belliard, vice-prefeito responsável pela política de espaço público e mobilidade, disse que os SUVs são incongruentes em um ambiente urbano. “Não há caminhos de terra, nem estradas de montanha. Os SUVs são absolutamente inúteis em Paris. Pior ainda, eles são perigosos, incômodos e usam muitos recursos para serem fabricados“, disse Belliard.
No entanto, Pierre Chasseray, porta-voz do grupo de defesa dos motoristas “40 millions d’Automobilistes“, disse que o número de SUVs aumentou porque famílias maiores os estavam comprando para substituir seus antigos veículos de transporte de pessoas.
“São veículos familiares, usados para sair nos fins de semana ou nas férias. Estamos atendendo a uma pequena minoria da população muito urbana que decidiu fazer do SUV o símbolo da batalha contra a poluição”, disse Chasseray ao Le Parisien.
Em Lyon, terceira maior cidade francesa, as autoridades também anunciaram taxas de estacionamento mais altas com base no peso do veículo a partir do próximo ano. Espera-se que Grenoble, nos Alpes franceses, introduza um esquema semelhante.
***
Artigo publicado originalmente no The Guardian.